quinta-feira, 20 de agosto de 2026
paisagens do Cerrado

Expedição Parques GO leva experiência imersiva e gratuita sobre o Cerrado

Mostra da SEMAD transforma Shopping Cerrado em jornada sensorial por parques goianos até 16 de novembro

Luana Avelarpor Luana Avelar em
cerrado
Foto: Divulgação

O Cerrado, bioma considerado o berço das águas do Brasil, ganha protagonismo em uma experiência inédita e gratuita no Shopping Cerrado, em Goiânia. Até 16 de novembro, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (SEMAD) promove a Expedição Parques GO – Edição Cerrado, uma imersão que alia tecnologia, sensações e educação ambiental.

Durante cerca de 20 minutos, os visitantes percorrem diferentes estações temáticas que recriam cenários emblemáticos, como as Cataratas dos Couros, no Parque Estadual Águas do Paraíso, e as formações subterrâneas do Parque Estadual de Terra Ronca. O trajeto inclui ainda uma trilha interativa que apresenta as fitofisionomias típicas do bioma — Cerrado Campestre, Cerrado Rupestre e Cerrado Típico — com sons, aromas e texturas.

Cinema 5D e educação ambiental

Entre os destaques está o Cine Árvore da Vida, uma sessão de cinema 5D com óculos de realidade virtual que conduz o público a uma jornada sensorial pelo Cerrado goiano. Ao final da visita, crianças recebem kits literários e lúdicos, fortalecendo o caráter educativo da iniciativa.

As visitas são guiadas por monitores e condutores ambientais, garantindo segurança e informação ao longo do percurso. Os grupos são formados por até dez pessoas.

Cerrado
Foto: Divulgação

Cerrado como patrimônio ameaçado

Mais do que uma atração interativa, a mostra busca despertar a consciência ambiental sobre a importância da preservação do Cerrado, um dos biomas mais ricos e, ao mesmo tempo, mais ameaçados do planeta. Escolas podem agendar visitas de terça a quinta-feira, das 14h às 17h, pelo telefone (62) 99154-8219.

A Expedição Parques GO – Edição Cerrado funciona de terça a domingo, das 12h às 21h, no piso 1 do Shopping Cerrado, ao lado do restaurante Manda Picanha. A entrada é gratuita.

Leia mais: https://ohoje.com/2025/10/09/goiania-recebe-exposicao-de-orquideas/

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

castração

SAÚDE ANIMAL

Goiânia terá castração gratuita de cães e gatos nesta quinta e sexta; veja como se cadastrar

Programa da Amma prevê 1,5 mil cirurgias entre agosto e setembro; ação desta semana atende famíl...
Virginia

FOLGA NA ESPANHA

Vini Jr. e Virginia Fonseca postam fotos em sauna na Espanha; veja fotos

Influenciadora viajou para Madri e aproveitou a folga do jogador do Real Madrid ao lado do namorado
A arte de dizer não: como estabelecer limites com confiança

Bem-estar

Como estabelecer limites saudáveis sem sentir culpa

Aprender a recusar pedidos e proteger o próprio tempo pode reduzir o desgaste emocional e ajudar a ...
Seu pet é realmente feliz? Veja os sinais que ajudam a descobrir

FICA AÍ O QUESTIONAMENTO!

Seu pet é realmente feliz? Veja os sinais que ajudam a descobrir

Animação e carinho não bastam para avaliar o bem-estar de cães e gatos; mudanças de comportamen...
Horóscopo do dia (19/08): veja as previsões para o seu signo

ASTROS

Horóscopo do dia (19/08): veja as previsões para o seu signo

Previsões apontam oportunidades no amor, trabalho e dinheiro, mas alguns signos precisarão evitar ...
Glória Menezes

ADEUS À ATRIZ

Globo anuncia tributo a Glória Menezes após morte da atriz; veja quando será exibido

Emissora anuncia programação especial em homenagem à atriz que dedicou seis décadas à dramaturg...
Documentário

CULTURA

Documentários negros brasileiros: dez filmes para assistir no mês do Documentário Brasileiro

Seleção da APAN reúne produções lançadas entre 1988 e 2025 que investigam memória, identidade...
Manda Vê

podcast

Pedro Henrique & João Victor falam no Manda Vê sobre algoritmos, independência e o futuro do sertanejo

Dupla discute como as redes sociais mudaram a lógica da carreira musical e revela projeto para sete...