sexta-feira, 7 de agosto de 2026
Global Citizen: Amazônia Viva

Janja diz que Amazônia é “o coração do planeta” durante festival que abre a COP30

Representando o presidente Lula, a primeira-dama participou da abertura do evento que celebrou a Amazônia com artistas, lideranças indígenas e autoridades

Lalice Fernandespor Lalice Fernandes em
janja
Foto: Claudio Kbene/Planalto

A primeira-dama Janja Lula da Silva participou neste sábado (1º) da abertura das atividades da COP30, durante o festival Global Citizen: Amazônia Viva, realizado em Belém. Representando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ela subiu ao palco ao lado das ministras Marina Silva, do Meio Ambiente, e Sônia Guajajara, dos Povos Indígenas, diante de milhares de pessoas.

No discurso, Janja ressaltou o papel essencial da floresta amazônica e sua dimensão simbólica para o mundo. “Dizem que a Amazônia é o pulmão do planeta. Eu prefiro dizer que a Amazônia é o coração do planeta. O coração que pulsa no peito dos seus quase 50 milhões de habitantes”, afirmou.

Fique por dentro das principais notícias do dia a dia no Canal do Jornal O Hoje no whatsapp

A primeira-dama também destacou que a Conferência do Clima das Nações Unidas, que será realizada em Belém, permitirá ao mundo conhecer a Amazônia em sua complexidade. “Quando chegarem à Amazônia para participar da COP30, os líderes mundiais vão conhecer de verdade a nossa cultura. Vão entender que a divisão entre humanidade e natureza não faz sentido. Debaixo de cada árvore há uma mulher, há um homem ou uma criança”, declarou.

Janja celebra cultura do Pará

Durante o evento, Janja fez menção especial ao Pará, estado que receberá a conferência. Disse ter aprendido a valorizar a cultura e as tradições locais, citando o Círio de Nazaré e a culinária paraense. “Eu aprendi a amar o Pará. Eu aprendi a amar a gastronomia do estado. Eu aprendi a dizer ‘feliz Círio’. E hoje eu vou dizer ‘feliz COP30’ para todos”, disse, sendo aplaudida pelo público.

Enquanto a primeira-dama representava o governo no palco do festival, o presidente Lula manteve uma agenda paralela em Belém, com reuniões, inaugurações e encontros preparatórios para a conferência climática.

O Global Citizen: Amazônia Viva reuniu artistas nacionais e internacionais em uma celebração da floresta e de seus povos. Entre as atrações estiveram Chris Martin, da banda Coldplay, Charlie Puth, Anitta e Gaby Amarantos, além da participação de lideranças indígenas e representantes de movimentos socioambientais.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Veja também

Marconi mira contraponto a Daniel Vilela com vice do agro

Eleições 2026

Marconi mira contraponto a Daniel Vilela com vice do agro

Escolha da produtora rural Jacqueline Zaiden (PSDB) reforça estratégia tucana de disputar o apoio ...
Celina Leão propõe multa de até R$ 100 mil para combater vandalismo no DF

POLÍTICA

Celina Leão propõe multa de até R$ 100 mil para combater vandalismo no DF

Projeto encaminhado à Câmara Legislativa prevê punições financeiras mais rígidas, suspensão d...
Alego

Trabalho à distância

Campanha eleitoral leva Alego a manter sessões semipresenciais até outubro

Deputados poderão participar das votações e reuniões de comissões pela internet até 4/10, enqu...
Críticas ao governo, defesa do agro e escolha de mulher para vice colocam Daniel Vilela em xeque

ELEIÇÕES 2026

Críticas ao governo, defesa do agro e escolha de mulher para vice colocam Daniel Vilela em xeque

Marconi lança Jacqueline Zaiden e coloca Daniel Vilela na defensiva com discurso voltado ao agro
Marco Buzzi

JUSTIÇA

STJ aplica perda do cargo a ministro Marco Buzzi por assédio sexual

Por maioria absoluta, Corte aplicou a nova pena máxima prevista para magistrados por violações di...
Lula e Alcolumbre discutem adiar votação do fim da escala 6×1 para após as eleições

Diálogo

Lula e Alcolumbre discutem adiar votação do fim da escala 6×1 para após as eleições

Governo avalia que calendário eleitoral dificulta avanço da proposta e mantém negociações sobre...
tarifa

EUA x Cuba

EUA impõem sanções a ministro das Forças Armadas de Cuba

Medidas atingem general Álvaro López Miera, outras autoridades e empresas ligadas ao setor militar...
Arruda confirma Luiz Pitiman como candidato a vice ao GDF pelo PSD

POLÍTICA

Arruda confirma Luiz Pitiman como candidato a vice ao GDF pelo PSD

Ex-deputado federal e ex-presidente da Novacap foi anunciado como companheiro de chapa na disputa pe...