quarta-feira, 9 de setembro de 2026
Notícias falsas

STF e urnas são principais alvos de desinformação no WhatsApp, aponta relatório

Segundo análise da Lupa, quase 60% do conteúdo falso que ganha repercussão é relacionado à política nacional

Marina Moreirapor em
Moraes
Ataque aos Três Poderes que ocorreu no dia 8 de janeiro de 2023 - (Créditos: Joedson Alves/ABr)

Narrativas falsas sobre o Supremo Tribunal Federal (STF) e teorias conspiratórias sobre fraude nas urnas eletrônicas são as desinformações que mais circulam em grupos públicos de WhatsApp no Brasil. É o que mostra relatório divulgado nesta segunda-feira (3) pela agência de checagem Lupa. O estudo “O Brasil do Zap” analisou um ano de conversas em mais de 100 mil grupos públicos do aplicativo, entre julho de 2024 e julho de 2025. “A narrativa central é a de que o Judiciário age para perseguir adversários e manipular a democracia, promovendo a censura e instaurando uma ditadura”, diz o relatório. 

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, é um dos principais alvos de ataques no levantamento feito por pesquisadores, que reuniram 10.351 conteúdos. Foram 9.163 pedidos de checagem recebidos pela Lupa, 468 verificações publicadas por agências de fact-checking e 720 mensagens encaminhadas com frequência em grupos públicos monitorados pela empresa de análise de dados Palver. 

STF
O ministro Alexandre de Moraes, do STF, é um dos principais alvos de notícias falsas – (Créditos: Gustavo Moreno)

Acesse também: Discurso sobre segurança enfraquece Lula e fortalece oposição para 2026

Entre as mensagens de desinformação analisadas, o STF foi o principal tema identificado. São comuns os conteúdos que difundem teorias sobre fraude eleitoral, tentativas de minimizar os ataques de 8 de janeiro de 2023 e publicações que acusam a Corte de agir por motivações políticas. 

O período de campanha eleitoral em 2024 concentrou o pico de circulação dessas mensagens. Dos 468 conteúdos comprovadamente falsos que circulavam no WhatsApp, 133 eram de política nacional. Das notícias que não eram sobre o Brasil, a maioria era sobre a Venezuela e os Estados Unidos. (Especial para O HOJE)

Fique por dentro das principais notícias do dia no Canal do Jornal O Hoje no Whatsapp

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
desinformação relatório STF WhatsApp

Veja também

Na 4ª semana de campanha, Daniel, Marconi e Luis Cesar olham para o interior de Goiás

Eleições 2026

Na 4ª semana de campanha, Daniel, Marconi e Luis Cesar olham para o interior de Goiás

Emedebista mira cidades do Entorno do Distrito Federal e tucano segue na meta de percorrer todos os ...
Taxa do Lixo

TAXA DO LIXO

Justiça suspende julgamento da Taxa do Lixo em Goiânia

Relatora votou pela inconstitucionalidade da cobrança e outros quatro desembargadores acompanharam ...
Paula Belmonte promete levar DF ao topo do Ideb e valorizar professores

CIDADES

Paula Belmonte promete levar DF ao topo do Ideb e valorizar professores

Candidata ao GDF se reuniu com o Sinpro nesta quarta-feira (9) e assumiu compromissos com a categori...
Leandro Grass reúne comunidade escolar para discutir futuro da educação no DF

POLÍTICA

Leandro Grass reúne comunidade escolar para discutir futuro da educação no DF

Encontro será realizado nesta quarta-feira (9), no auditório do Sinpro-DF, com participação de e...
Celina Leão inaugura comitê e percorre Paranoá em trio elétrico

POLÍTICA

Celina Leão inaugura comitê e percorre Paranoá em trio elétrico

Governadora destacou investimentos, regularização de áreas e relação pessoal com a região
Presidente do STF suspende decisões de André Mendonça e Flávio Dino

Crise no STF

Presidente do STF suspende decisões de André Mendonça e Flávio Dino

Com a decisão de Fachin, os diretores da Polícia Federal e Inteligência permanecem nos cargos
André Mendonça

Operação Sem Desconto

Mendonça manda soltar filho do “Careca do INSS” com tornozeleira

Romeu Carvalho Antunes é investigado na Operação Sem Desconto, que apura descontos indevidos em a...
Celina Leão

Entorno

“Integração é a palavra”: Celina Leão defende união entre DF e Goiás para enfrentar desafios do Entorno

Em entrevista exclusiva ao O Hoje, governadora cita transporte, saúde e segurança como prioridades...