O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Violência

Presidente do México apresenta queixa após assédio durante caminhada

Durante caminhada no centro da Cidade do México, Claudia Sheinbaum foi tocada sem consentimento por um homem que foi detido

Lalice Fernandespor Lalice Fernandes em 5 de novembro de 2025
Captura de tela 2025 11 05 200940
Foto: Reprodução

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, foi vítima de assédio sexual nesta terça-feira (4), enquanto caminhava pelo centro histórico da Cidade do México, a poucos metros do Palácio Nacional. Imagens que circulam nas redes sociais mostram o momento em que um homem se aproxima, tenta beijá-la no pescoço e a toca sem consentimento.

Aparentemente embriagado, o agressor foi contido pela equipe de segurança da presidente, que seguia para o primeiro Encontro Nacional de Universidades e Instituições de Ensino Superior, nas dependências do Ministério da Educação Pública. O incidente ocorreu durante o trajeto, quando Sheinbaum cumprimentava cidadãos nas ruas.

presidente
Foto: Reprodução

O homem foi identificado como Uriel Rivera Martínez. Segundo autoridades federais, ele foi detido e encaminhado à Procuradoria da Cidade do México para Crimes Sexuais. A prisão ocorreu na noite de terça-feira (4), às 21h, no horário local, conforme o Registro Nacional de Detenções.

Presidente apresenta queixa formal

Nesta quarta-feira (5), a presidente apresentou queixa formal contra o agressor. Sheinbaum afirmou que só percebeu a gravidade da situação ao assistir às gravações. Ela declarou que decidiu registrar a denúncia como gesto simbólico de proteção às mulheres mexicanas. “Se eu não apresentar uma queixa, o que será de todas as mulheres mexicanas? Se isso acontece com a presidente, o que acontecerá com todas as jovens do nosso país?”, questionou.

O assédio sexual é crime previsto no artigo 179 do Código Penal da Cidade do México, com pena de um a três anos de prisão. De acordo com Sheinbaum, o homem possivelmente também assediou outras mulheres na mesma rua e permanece sob custódia da Procuradoria de Crimes Sexuais da capital.

Leia mais: Trump alega fraude eleitoral após vitória socialista em NY

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também