sexta-feira, 23 de outubro de 2026
EUA x VENEZUELA

Celac e EU rejeitam “o uso da força” no Caribe em meio a tensão com EUA

Declaração conjunta rejeita ações militares na região e expõe tensão com EUA

Lalice Fernandespor em
Celac
Foto: Cancillería Ecuador/ Wikimedia Commons

Países da América Latina e da União Europeia divulgaram neste domingo (9) uma declaração conjunta rejeitando “o uso ou a ameaça do uso da força” no Caribe, em meio à escalada de tensões com os Estados Unidos após ataques contra embarcações na região.

O texto, assinado por 58 das 60 nações presentes — Venezuela e Nicarágua se recusaram a aderir ao documento — foi apresentado no primeiro dia da reunião de cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e da União Europeia (UE), na Colômbia.

A declaração assinada na Celac reforça a “importância da segurança marítima e da estabilidade regional no Caribe”, mas evita mencionar diretamente os bombardeios norte-americanos contra embarcações suspeitas de tráfico de drogas no Caribe e no Pacífico, que já deixaram aproximadamente 70 mortos.

A vice-presidente da Comissão Europeia, Kaja Kallas, explicou a ausência de referência explícita ao governo de Donald Trump. “Porque não teríamos conseguido que os países se somassem [à declaração conjunta], muito simples”, afirmou. Kallas também destacou que o uso da força só pode ocorrer “em legítima defesa ou em virtude de uma resolução do Conselho de Segurança da ONU”.

Na Celac Lula demonstra preocupação com a América Latina

Durante o encontro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou preocupação com a presença militar dos EUA na região. “A ameaça de uso da força militar voltou a fazer parte do cotidiano da América Latina e do Caribe. Velhas manobras retóricas são recicladas para justificar intervenções ilegais”, disse.

Na semana passada o presidente havia afirmado que compareceria a Celac em “solidariedade” ao governo da Venezuela.

celac
Foto: Bruno Peres/ABr

O anfitrião da Celac, o colombiano Gustavo Petro, chamou os ataques norte-americanos de “execuções extrajudiciais”. Em resposta, Trump impôs sanções financeiras a Petro e o acusou de envolvimento com o narcotráfico. O governo colombiano nega as acusações e sustenta que atua no combate às drogas há décadas.

A presença militar dos Estados Unidos também gerou atrito com o governo de Nicolás Maduro, que acusa Washington de tentar derrubar seu regime.

A declaração final, que sucede a de Bruxelas em 2023, inclui ainda uma condenação à guerra na Ucrânia e uma defesa da solução de dois Estados para o conflito em Gaza.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
caribe Celac EUA Venezuela

Veja também

Terremoto de magnitude 7 no Tibete deixa 16 mortos e 32 feridos

Tragédia

Terremoto de magnitude 7 no Tibete deixa 16 mortos e 32 feridos

Terremoto atinge região montanhosa da China e deixa 16 mortos
Google recusa pedido de Trump para mudar nome do Oceano Atlântico para “Oceano Americano”

MUNDO

Google recusa pedido de Trump para mudar nome do Oceano Atlântico para “Oceano Americano”

Presidente dos Estados Unidos relatou que Sundar Pichai rejeitou a proposta; empresa já alterou a n...
Papa Leão XIV não precisará de novo tratamento contra câncer, dizem médicos

TUMOR NÃO SE ESPALHOU

Papa Leão XIV não precisará de novo tratamento contra câncer, dizem médicos

Exames confirmaram que o tumor permaneceu localizado; pontífice recebeu alta no sábado e retoma as...
Supertufão Champi

ALERTA

Supertufão Champi atinge ventos de 306 km/h e ameaça Ásia

Classificado na categoria 5, fenômeno avança pelo Pacífico Ocidental e coloca regiões da Ásia e...
El Niño

El Niño

ONU alerta para El Niño potencialmente extremo e anuncia ajuda a países vulneráveis

Fenômeno pode atingir intensidade sem precedentes no fim de 2026, com anomalia de até 3,8°C na te...
Goiânia terá quinta-feira (13) escaldante, com máxima de 36°C

aquecimento global

ONU alerta que compromissos climáticos podem levar o planeta a aquecimento de 2,6°C até 2100

Relatório aponta que as metas atuais estão distantes do Acordo de Paris e indica que emissões glo...
Papa Leão XIV retoma aparições públicas após cirurgia para tratar câncer no pulmão

VATICANO

Papa Leão XIV retoma aparições públicas após cirurgia para tratar câncer no pulmão

Pontífice voltou a encontrar fiéis na Praça de São Pedro oito dias após procedimento cirúrgico...
Governo francês atribui onda de violência à extrema esquerda e reforça segurança

protestos

Governo francês atribui onda de violência à extrema esquerda e reforça segurança

Governo francês atribui onda de violência à extrema esquerda e reforça segurança