sábado, 7 de novembro de 2026
Eleições 2026

Daniel, Wilder e Marconi disputam apoio do agronegócio e do Entorno 

Principais postulantes ao governo estadual articulam aliança com principal setor econômico goiano e região com forte apelo eleitoral 

Thiago Borgespor em
Daniel, Wilder e Marconi disputam apoio do agronegócio e do Entorno 
Fotos: Alego/Reprodução/Agência Senado

Com as articulações políticas para as eleições de 2026 em andamento, os postulantes ao governo estadual para o próximo pleito já se movimentam para conquistar apoio de dois segmentos estratégicos: o agronegócio e o eleitorado do Entorno. O vice-governador Daniel Vilela (MDB), o senador Wilder Morais (PL) e o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) articulam para angariar apoio político na região e no setor que é expoente na economia goiana. 

Nesta semana, Vilela intensificou sua visita ao Entorno. Na última terça-feira (11), o vice-governador participou de uma edição do Goiás Social – projeto que oferece serviços gratuitos para a população, protagonizado pelo emedebista, ao lado da primeira-dama Gracinha Caiado – em Novo Gama. Por lá, Daniel também se reuniu, junto do prefeito Carlinhos Mangão (PL), com lideranças políticas e o empresariado da região. 

O cientista político Pedro Pietrafesa analisa que a disputa pela região vem desde os tempos da gestão Marconi no governo estadual. “É uma região com muitos votos. É um polo importante para os candidatos que pode compensar quando há perda de votos aqui na Capital”, destacou o especialista. 

Vantagem de Daniel no Entorno

Na disputa pelo eleitorado do Entorno, a vantagem de Daniel passa pelo exército de prefeitos da região que integram a base governista. Enquanto Marconi e Wilder precisam remar para conquistar apoio político no local, o vice-governador, que herdará o comando do Palácio das Esmeraldas em abril de 2026, já possui apoio consolidado na região. 

No que tange a disputa pelo agronegócio, Wilder participou do seminário A Voz do Campo no último fim de semana, em Jataí, e acenou politicamente. O discurso do senador defendeu que o campo tenha “governantes comprometidos com quem trabalha e produz”. 

Leia mais: Ronaldo Caiado tem 82% de aprovação em Goiânia, aponta pesquisa

Daniel
Fotos: Divulgação/Secom Goiás / Divulgação/PSDB e Agência Senado

Os acenos não se restringem ao parlamentar. Frequentemente a vaga na chapa encabeçada por Daniel é ligada a representantes do agro, como o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, e o ex-prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale (União Brasil). 

Já Marconi articula com o setor e lideranças do agro, em sua pré-campanha que percorre os municípios goianos. Em agosto, o PSDB criou o secretariado nacional voltado para o agro com o aval do ex-governador, que preside a sigla nacionalmente. 

O movimento faz parte da movimentação de Perillo para atrair o empresariado do campo. Além disso, o ex-governador é crítico ao Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra), conhecido como “Taxa do Agro”, e prometeu acabar com a cobrança caso seja eleito em 2026.

Pietrafesa afirmou que a questão ideológica é “importante” para Daniel, Marconi e Wilder, visto que o setor agropecuário é bem visto pelo eleitor de direita e centro-direita. Porém, ressalta que “os principais candidatos têm que procurar os principais setores econômicos”.

O cientista também disse que as articulações em torno do agronegócio vão para além da cobiça por voto. “Para os candidatos que pleiteiam o governo do estado, ter essa interlocução é fundamental para que, não só no que se refere à questão do voto, criem esse ambiente de ser um candidato favorável e abrir uma interlocução próxima com os principais atores do agronegócio em Goiás”, destacou Pedro. 

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Lula sanciona lei que torna exame nacional obrigatório para exercício da medicina no Brasil

SAÚDE

Lula sanciona lei que torna exame nacional obrigatório para exercício da medicina no Brasil

Enamed será aplicado ao final do 2º, 4º e 6º anos da graduação; formandos que não atingirem p...
“Não tenho provas”: Flávio questiona eleições e admite disputar Presidência em 2030

eleições presidenciais

“Não tenho provas”: Flávio questiona eleições e admite disputar Presidência em 2030

Flávio questiona resultado das eleições, anuncia ação contra Lula e fala em disputar 2030
Saiba detalhes de como será a primeira viagem internacional de Lula após reeleição

COP31

Saiba detalhes de como será a primeira viagem internacional de Lula após reeleição

Da COP31 aos negócios na Ásia: o que Lula vai discutir em sua primeira viagem após reeleição
Delação premiada de investigado do caso Master é homologada por Fachin

Caso Master

Delação premiada de investigado do caso Master é homologada por Fachin

Ex-presidente da Reag Investimentos, João Carlos Mansur foi alvo de buscas e apreensões durante a ...
Entidades pedem adiamento da Reforma Tributária para 2028

POLÍTICA

Entidades pedem adiamento da Reforma Tributária para 2028

Em carta ao Congresso, Felipe Bayma e Isadora França Neves apontam riscos à segurança jurídica d...
Lula

Lula 4

Lula promete ajuste fiscal sem sacrificar os mais pobres: “eles não pagarão a conta”

Presidente afirma que governo entregará orçamento com superávit e critica expectativas do mercado...
PDT aprova entrada em federação e defende união com PSB

Federação

PDT aprova entrada em federação e defende união com PSB

Aliança com Solidariedade, Avante e PRD ainda depende de aval do Diretório Nacional; partido tamb�...
Celina cancela viagem aos EUA e convoca secretários para discutir prioridades do DF

POLÍTICA

Celina cancela viagem aos EUA e convoca secretários para discutir prioridades do DF

Reunião está marcada para segunda-feira (9), no Palácio do Buriti; saúde será um dos principais...