O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Saúde

Brasil confirma 37 casos de sarampo em 2025 e reforça alerta para vacinação

Ministério da Saúde reforça vacinação após América perder certificação de região livre da doença

Renata Ferrazpor Renata Ferraz em 14 de novembro de 2025
Sarampo
Foto: Reprodução

Apesar de o Brasil continuar livre da circulação endêmica do vírus do sarampo, o país registrou 37 casos da doença em 2025, segundo dados divulgados pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). A informação ganhou destaque nesta segunda-feira (10), quando as Américas perderam o status de região livre da enfermidade.

De acordo com o Ministério da Saúde, todos os casos confirmados no Brasil foram importados ou relacionados à importação, sem risco para a certificação nacional. As notificações ocorreram em Tocantins (25), Mato Grosso (6), Rio de Janeiro (2), Distrito Federal (1), Maranhão (1), Rio Grande do Sul (1) e São Paulo (1). O país conseguiu interromper rapidamente a circulação do vírus ao rastrear contatos e reforçar a vacinação nos locais afetados.

Os primeiros diagnósticos de sarampo apareceram em março, quando duas crianças da mesma família testaram positivo em São João de Meriti (RJ). Situações semelhantes ocorreram no Rio Grande do Sul, Distrito Federal e São Paulo, com bloqueios vacinais adotados imediatamente.

O episódio mais expressivo de casos de sarampo foi registrado em Campos Lindos (TO), em julho. Quatro moradores que voltaram da Bolívia infectados transmitiram o vírus a outras 25 pessoas, a maioria pertencente a uma comunidade com baixa adesão à vacina. O caso confirmado em Carolina (MA) também teve ligação com integrantes desse grupo. Em Primavera do Leste (MT), seis pacientes foram diagnosticados — quatro tiveram viagem recente à Bolívia e dois foram contaminados a partir desses primeiros casos.

Ministério intensifica vacinação contra sarampo em fronteiras e no Pará por causa da COP-30

campanha estadual do dia d de vacinacao contra o sarampo no rio20200201 0133
Tânia Rêgo/Agência Brasil/Arquivo

Diante do avanço da doença pelo continente, o ministério reforçou a vacinação nas regiões de fronteira com Bolívia, Uruguai e Argentina, além de doar 640 mil doses ao governo boliviano. Desde janeiro, dez países das Américas já notificaram 12.596 casos e 28 mortes, concentradas principalmente no México, Estados Unidos e Canadá. A volta da transmissão endêmica no Canadá levou à perda da certificação continental.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que o país segue atento. Segundo ele, o Programa Nacional de Imunizações intensificou a aplicação de doses no Pará por causa da COP-30, que deve atrair grande fluxo internacional. Desde o início do ano, mais de 351 mil doses foram aplicadas na população local.

Em 2024, o Brasil atingiu 95,80% de cobertura da primeira dose da vacina tríplice viral e 80,43% da segunda. Porém, os números de 2025 mostram queda: 91,51% na 1ª dose e 75,53% na 2ª. A vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde para pessoas de 12 meses a 59 anos e é a forma mais eficaz de prevenir complicações graves como pneumonia, encefalite, cegueira e até morte.

Leia mais: Motorista de aplicativo é preso suspeito de obrigar jovem a ato sexual em Aparecida de Goiânia

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também