O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
poluição marinha

Peixe gigante é encontrado morto com pneu preso no bico em SC

Peixe de 3,3 metros e 400 kg será exposto em ala sobre poluição marinha

Leticia Mariellepor Leticia Marielle em 15 de novembro de 2025
Marlim-azul é um dos maiores peixes de bico do mundo.| foto: reprodução/redes sociais
Marlim-azul é um dos maiores peixes de bico do mundo.| foto: reprodução/redes sociais

Um marlim-azul de 3,3 metros e cerca de 400 quilos foi encontrado morto na Praia Central de Balneário Piçarras, no Litoral Norte de Santa Catarina, com o bico atravessado em um pneu. A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) confirmou a identificação da espécie após ser acionada para remover o animal da orla.

Com dorso azul-cobalto e bico alongado em forma de lança, o marlim-azul (Makaira nigricans) é considerado um dos maiores peixes de bico do mundo e figura entre os mais valorizados da pesca oceânica. Altamente migratório, ele ocorre em toda a costa brasileira, onde encontra águas limpas, quentes e profundas  condições ideais para sua sobrevivência.

Segundo a equipe do Museu Oceanográfico, o animal morreu em razão da perfuração causada pelo próprio bico ao se prender no pneu. A espécie, classificada como “vulnerável” pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), sofre declínio populacional contínuo devido à exploração no Atlântico.

Carcaça será usada em exposição

A carcaça do marlim-azul será preparada para integrar a ala “Poluição dos Mares” do Museu Oceanográfico da Univali. A nova exposição busca alertar visitantes para os impactos da poluição nos ecossistemas marinhos e reforçar a necessidade de ações mais responsáveis para reduzir danos aos oceanos.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também