Gabriel Medina volta ao Circuito Mundial em 2026 após se recuperar de lesão no ombro
Tricampeão mundial ficou fora de toda a temporada de 2025 após romper tendão do peitoral maior durante treino em Maresias
O tricampeão mundial Gabriel Medina está oficialmente de volta ao Championship Tour (CT) da Liga Mundial de Surfe (WSL). O surfista retornará às competições em 2026, após passar toda a temporada deste ano afastado por causa de uma lesão no tendão do músculo peitoral maior do ombro esquerdo, sofrida no início de janeiro durante um treino em Maresias, em São Sebastião (SP).
A confirmação foi feita pela própria WSL. Na nota, a Liga exaltou a trajetória do brasileiro e comemorou o retorno de um dos maiores nomes da história do surfe.
“Gabriel Medina está oficialmente confirmado para a temporada de 2026 do Championship Tour. Ele foi Calouro do Ano aos 17 anos, campeão mundial aos 20. É Pipe Master, bicampeão no Taiti, responsável por quebrar um jejum de 45 anos sem um goofy ser campeão em J-Bay e de 15 anos sem um goofy vencer em Snapper. Foi o primeiro a dar um backflip em competição e é dono de alguns dos melhores tubos já vistos. Ainda tem muita história para escrever”, publicou a entidade.
Após cirurgia, Medina volta aos treinos
Após passar por cirurgia, Medina retomou os treinos quatro meses depois, surfando em sua piscina de ondas, em São Paulo. O brasileiro chegou a demonstrar intenção de disputar a etapa de Teahupoo, no Taiti, mas não recebeu convite para o evento, realizado em julho.
Agora, totalmente liberado pelos médicos e pela equipe técnica, Medina está confirmado para voltar à elite do surfe mundial no próximo ano, em busca de novos títulos e da reconstrução de sua trajetória no Circuito Mundial.
Temporada
A temporada 2026 começará em abril, em Bells Beach, seguindo por destinos como Margaret River, Teahupoʻo, Saquarema, J-Bay, El Salvador e Trestles, antes do encerramento com o retorno do tradicional Pipe Masters, no Havaí, em dezembro.
O formato de pontos corridos está de volta, e a presença de Medina promete reacender grandes rivalidades — especialmente contra John John Florence — em ano que a WSL projeta como um dos mais disputados da última década.