domingo, 13 de setembro de 2026
STF

STF decreta prisão de Alexandre Ramagem

Na terça-feira (18), o deputado pediu à Câmara um celular habilitado no exterior para participar da votação do PL Antifacção. Parlamentar deixou o Brasil clandestinamente e Moraes decretou prisão preventiva

Paula Costapor em
STF
Deputado condenado deixou o país sem autorização e pediu celular para votar no PL Antifacção, do exterior. Gesto que levantou mais suspeitas sobre sua fuga e seu paradeiro. (Crédito: Câmara dos Deputados)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a prisão preventiva do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ). A ordem de prisão foi emitida por Moraes em decisão sigilosa, atendendo a um pedido da Polícia Federal, antes mesmo de o PSOL solicitar formalmente a detenção do deputado. Mesmo após deixar o Brasil clandestinamente, Alexandre Ramagem protocolou um pediu à Câmara, na terça-feira (18), solicitando um celular habilitado no exterior para participar da votação do PL Antifacção.

Deputados federais da bancada do PSOL-RJ informaram nesta quinta-feira (19) que pediram ao STF a decretação da prisão do deputado federal Alexandre Ramagem. A medida foi tomada após informações de que Ramagem estaria em Miami, nos Estados Unidos. Para os parlamentares, esse seria um grande indício de que Ramagem estaria foragido. O movimento que solicitou a prisão aconteceu com ação dos deputados do Rio de Janeiro: Pastor Henrique Vieira, Glauber Braga, Chico Alencar, Tarcísio Motta e Talíria Petrone.

“Ramagem está foragido, nos Estados Unidos. Por isso, o PSOL pediu ao Supremo no início da semana a prisão do golpista. Os condenados pelo golpe precisam pagar, as penas já foram dadas e devem ser cumpridas”, escreveu a deputada Talíria Petrone (PSOL-RJ), em postagem no X, na tarde desta sexta-feira (21).

O líder do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias (RJ), também apresentou na quinta-feira, representações ao STF e à Mesa Diretora da Câmara para cobrar explicações sobre a saída do país do deputado, que, mesmo submetido a medidas cautelares, viajou ao exterior em desacordo com a decisão judicial.   “Um parlamentar condenado por crimes graves contra a democracia não pode fugir para Miami como se nada tivesse acontecido. A lei vale para todos e irá imperar contra o deputado fugitivo que seguiu o exemplo de Carla Zambelli, Eduardo Bolsonaro, entre outros”, lembrou.

Segundo as investigações da Polícia Federal (PF) , Ramagem embarcou para Boa Vista (RR) e, a partir daí, cruzou a fronteira por via terrestre rumo ao exterior, de forma clandestina em setembro. Período em que a Primeira Turma do STF confirmou sua condenação, exigindo a entrega de seu passaporte, proibindo o parlamentar de viajar ao exterior. Antes de ser deputado, Ramagem foi delegado da PF em Roraima.

Ramagem foi condenado a mais de 16 anos por organização criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e tentativa de golpe. Apontado pelo STF como um dos participantes centrais da engrenagem que utilizou a estrutura da Abin – que ele dirigiu no governo Bolsonaro – para monitorar opositores e sustentar ataques ao sistema eleitoral.

O processo encontra-se na etapa de recursos, após o primeiro embargo apresentado pela defesa ter sido rejeitado. A PF ainda apura se o trajeto clandestino ocorreu pela fronteira com a Venezuela ou pela Guiana, utilizando um carro alugado em Boa Vista. Ramagem encontra-se atualmente em Miami.

A Câmara, afirmou que não recebeu qualquer comunicação sobre deslocamento internacional do parlamentar e que ele não integra missão oficial no exterior. A Casa também informou que o deputado apresentou atestados médicos nos períodos entre 9 de setembro e 8 de outubro e 13 de outubro e 12 de dezembro.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Alexandre Ramagem apreensão de passaporte câmara dos deputados Deputado Federal fronteiras ministro alexandre de moraes Partido Liberal pedido de prisão PL Antifacção Policia Federal primeira turma prisão decretada Supremo Tribunal Federal (STF)

Veja também

pgr

CASO BANCO MASTER

PGR reforça pedido para ministros do STF acessarem celular de Vorcaro

Nova manifestação foi encaminhada ao presidente da Corte antes da análise de questões relacionad...
Caiado deve receber alta neste domingo após internação por pneumonia em São Paulo

RECUPERAÇÃO

Após diagnóstico de pneumonia, Ronaldo Caiado deve receber alta neste domingo (13)

O político publicou neste sábado (12) nas redes sociais que está cada vez melhor e se recuperando
marconi perillo

ELEIÇÕES 2026

Marconi Perillo prioriza saúde e economia em debate esvaziado por adversários em Rio Verde

Ex-governador apresentou projeto para zerar filas médicas e criticou a falta de comparecimento de c...
celina leão

POLÍTICA

“É fruto da gestão e do trabalho”, diz Celina sobre liderança de 40% no Datafolha no DF

Governadora atribui avanço nas pesquisas ao trabalho da gestão e cita entregas nas áreas de saúd...
daniel vorcaro

CASO BANCO MASTER

PF marca depoimento de Daniel Vorcaro para 15 de setembro

Oitiva trata de suspeitas envolvendo operações do Banco Master com o BRB e ocorre em meio a novas ...
Marconi Perillo (PSDB) e Luis Cesar Bueno (PT) no debate da TV Sucesso. (Imagem: Reprodução/Captura de tela/YouTube/TVSucesso BAND)

ELEIÇÕES 2026

Daniel Vilela e Wilder Morais ficam fora de debate em Rio Verde

Governador Daniel Vilela (MDB) e o senador Wilder Morais (PL) ficaram de fora do encontro, que reuni...
pablo marçal

ELEIÇÕES 2026

TSE rejeita por unanimidade candidatura de Pablo Marçal para presidência

Decisão unânime foi tomada nesta sexta-feira (11), após análise de questões relacionadas à ine...
celina leão

Reforço na saúde estadual

Celina Leão nomeia 300 médicos para reforçar saúde no DF

Profissionais foram nomeados para atuar na rede pública, com atenção às áreas de urgência e em...