“Capital da Pesca Esportiva”: saiba qual cidade de Goiás ganhou este título
Às margens do Lago Azul, formado pelas águas do Rio Paranaíba, Três Ranchos recebe anualmente competidores, turistas, pescadores amadores e profissionais
A cidade de Três Ranchos, no Sudeste goiano, agora carrega oficialmente o título de Capital Goiana da Pesca Esportiva. A nomeação foi estabelecida pela Lei Estadual nº 23.852, após aprovação na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). O projeto tem assinaturas dos deputados Bruno Peixoto (UB), Coronel Adailton (Solidariedade), Gustavo Sebba (PSDB) e do ex-deputado Luiz Sampaio (Solidariedade).
O município é reconhecido há anos como um dos principais destinos para a prática de pesca esportiva em Goiás. Às margens do Lago Azul, formado pelas águas do Rio Paranaíba, Três Ranchos recebe anualmente competidores, turistas, pescadores amadores e profissionais que movimentam o turismo local, o comércio e a economia regional.
Pesca: economia e lazer

Na justificativa anexada ao projeto, os parlamentares destacaram que a modalidade, além de atrair visitantes e ser atividade de lazer, promove conservação ambiental e uso responsável dos recursos naturais. O texto ainda reforça que o município tem tradição consolidada com torneios, eventos e festivais que ocorrem com frequência e ajudam a manter viva a cultura local ligada à água e à natureza.
“Em Três Ranchos, essa cultura é fortemente presente, sendo comum a realização de torneios e festivais de pesca”, destacam os autores do projeto. Para eles, conceder o título é reconhecer oficialmente a relevância histórica, cultural, ambiental e econômica que esse esporte exerce na região.
Com a nova lei, Três Ranchos sobe de patamar dentro do turismo estadual, consolidando-se não apenas como ponto turístico tradicional, mas agora também com destaque oficial em nível estadual na modalidade esportiva que movimenta suas águas e seu calendário de visitantes.
Leia mais: “Legendários” pode se tornar patrimônio cultural imaterial goiano