O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
celebração

Torcida do Flamengo lota Centro do Rio para celebrar o tetracampeonato da Libertadores

Circuito Preta Gil reúne milhares de torcedores para celebrar o quarto título continental

Micael Silvapor Micael Silva em 30 de novembro de 2025
Flamengo
Foto: Divulgação

Uma multidão acordou cedo neste domingo (30) e tomou as ruas do Centro do Rio de Janeiro para celebrar o tetracampeonato do Flamengo na Libertadores. A festa oficial acontece no Circuito Preta Gil, homenagem à cantora e torcedora rubro-negra que morreu neste ano e que dá nome ao percurso do desfile.

O avião com a delegação pousou às 10h no Aeroporto Tom Jobim (Galeão), mas muito antes disso as vias do Centro já estavam tomadas. Por volta das 13h, com atraso, os ônibus com os jogadores chegaram ao ponto de concentração para iniciar a celebração.

O corredor formado pela Rua 1º de Março e pela Avenida Presidente Antônio Carlos foi batizado em julho de 2024 em homenagem a Preta Gil, que era titular de um dos megablocos do carnaval carioca e desfilava exatamente por essas vias.

Após a vitória por 1 a 0 sobre o Palmeiras, em Lima, o Flamengo se tornou o primeiro clube brasileiro a conquistar quatro títulos da Libertadores (1981, 2019, 2022 e 2025). A expectativa é que cerca de 500 mil pessoas participem da festa.

Percurso da festa no Circuito Preta Gil

O trio elétrico parte da Rua 1º de Março, próximo à Rua Buenos Aires, e segue até as imediações da Rua Araújo Porto Alegre. Três torres de som foram instaladas entre a Avenida Nilo Peçanha e a Avenida Almirante Barroso, onde haverá uma parada para que os atletas saududem a torcida.

Segurança: detectores de metais e proibição de vidro

A Prefeitura montou esquema semelhante ao do réveillon de Copacabana, com 21 pontos de revista e detectores de metais nas vias de acesso. A entrada com garrafas de vidro está proibida.

Flamengo
Foto: Fabio Teixeira/Anadolu via Getty Images

A operação foi definida pelo Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura (COR) com participação de secretarias municipais, forças de segurança e representantes do Flamengo.

Esquema especial de trânsito

A CET-Rio informou que as interdições começaram às 5h e seguem até as 16h. Entre os principais bloqueios:

  • Rua Primeiro de Março: entre a Av. Presidente Vargas e a Rua da Assembleia.

  • Av. Presidente Antônio Carlos: pistas fechadas entre a Rua da Assembleia e a Av. Beira Mar.

  • Estacionamento proibido em toda a área bloqueada entre 20h de sábado (29) e 18h deste domingo (30).

Como rotas alternativas, a prefeitura recomenda as vias da Lapa — Rua Teixeira de Freitas, Av. Mem de Sá, Av. República do Paraguai e Rua do Riachuelo — além dos túneis Santa Bárbara, Rebouças e Marcello Alencar.

Diversas vias próximas permanecem liberadas, incluindo a Rua Senador Dantas, Rua México, Av. Graça Aranha, Av. Calógeras, Av. Rio Branco, Av. Marechal Câmara e Av. Presidente Wilson.

Linhas de ônibus que passam por trechos bloqueados terão desvios. Já os coletivos que usam o Terminal Menezes Cortes terão pontos de embarque e desembarque alterados.

Metrô reforça operação para atender torcedores

O MetrôRio opera com reforço neste domingo, ajustando a circulação conforme a demanda. A orientação é utilizar a estação Carioca, que tem maior capacidade.

Até as 17h, a estação Cinelândia funcionará apenas para desembarque ou embarque com bilhetes comprados antecipadamente. As estações Carioca, Uruguaiana e Cinelândia terão reforço de equipes.

O metrô opera das 7h às 23h, e a Linha 2 segue até a estação General Osório.

A orientação é que o público compre ou recarregue o bilhete antecipadamente e utilize pagamento por aproximação para agilizar o embarque.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também