sexta-feira, 30 de outubro de 2026
Barganha

Alcolumbre deve negociar comando do Banco do Brasil em troca de apoio a Messias no STF

Presidente do Senado articula indicação para o banco enquanto condiciona a aprovação de Jorge Messias ao Supremo

Thiago Borgespor em
Alcolumbre deve negociar comando do Banco do Brasil em troca de apoio a Messias no STF
Foto: Andressa Anholete/Agência Senado

O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), deve negociar a indicação para a presidência do Banco do Brasil com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em troca de facilitar a aprovação do advogado-geral da União (AGU), Jorge Messias, na Casa Alta para a cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF).

A informação sobre a possível moeda de troca articulada por Alcolumbre é do colunista do jornal O Globo, Lauro Jardim. O jornalista destaca que a presidência do Banco do Brasil é “há tempos ambicionada” pelo presidente do Senado. 

Insatisfação de Alcolumbre

Desde que Lula anunciou a indicação de Messias para o STF, no último dia 20 de novembro, Alcolumbre não escondeu sua insatisfação com a escolha do presidente da República. Recentemente, via nota, o presidente do Senado criticou o Executivo em razão da demora em enviar a mensagem de indicação à Casa Alta.

“Feita a escolha pelo Presidente da República e publicada no Diário Oficial da União, causa perplexidade ao Senado que a mensagem escrita ainda não tenha sido enviada, o que parece buscar interferir indevidamente no cronograma estabelecido pela Casa, prerrogativa exclusiva do Senado Federal”, disse o parlamentar.

Leia mais: Governo estadual atua em Águas Lindas para conter danos após forte chuva

Alcolumbre deve negociar comando do Banco do Brasil em troca de apoio a Messias no STF
Alcolumbre e o ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) | Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Alcolumbre fez campanha para que o ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), fosse o escolhido por Lula para a vaga em aberto no Supremo, após a saída do ministro Luís Roberto Barroso. Além do presidente da Casa Alta, uma parte dos ministros da Suprema Corte eram entusiastas do nome de Pacheco para o STF. 

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Congresso Nacional

Presidência do Congresso

Alcolumbre e Marinho disputam apoio de partidos para comandar Senado

Com apoio da oposição, senador do PL deve oficializar candidatura na próxima semana, mas vitória...
Bolsonarismo terá força até 2030 com Tarcísio e PT ainda é só Lula

OPINIÃO

Bolsonarismo terá força até 2030 com Tarcísio e PT ainda é só Lula

Dois filhos de Jair estão nos Estados Unidos e, caso voltem, podem enfrentar problemas com o STF; o...
Assédio eleitoral no trabalho soma 3,2 mil denúncias após o 2º turno

RELAÇÕES DE TRABALHO

Assédio eleitoral no trabalho soma 3,2 mil denúncias após o 2º turno

Relatos ao Ministério Público do Trabalho cresceram em outubro e incluem ameaças de demissão, pe...
Delúbio Soares defende união da esquerda em Goiás e investimento em infraestrutura

ENTREVISTA

Delúbio Soares defende união da esquerda em Goiás e investimento em infraestrutura

Ex-tesoureiro do PT afirma que partido ampliou votação no Estado e cobra articulação para formar...
Gastos com pets poderão reduzir o Imposto de Renda; projeto prevê limite de R$ 2,2 mil

CONSULTAS E EXAMES

Gastos com pets poderão reduzir o Imposto de Renda; projeto prevê limite de R$ 2,2 mil

Proposta em análise no Senado inclui consultas, exames e tratamentos de cães e gatos
Após reconhecer vitória de Lula, Tarcísio sinaliza para candidatura à Presidência em 2030

"Abre uma possibilidade”

Após reconhecer vitória de Lula, Tarcísio sinaliza para candidatura à Presidência em 2030

Governador de São Paulo sinalizou para candidatura ao Planalto pela primeira vez após as eleiçõe...
águas lindas

BASTIDORES

Disputa pela Prefeitura de Águas Lindas de Goiás já tem articulações para 2028

Em entrevista ao O HOJE, Oliveira Júnior negocia filiação ao MDB e recebe apoio de Anderson Teodo...
Celina Leão cria grupo para revisar programas de material, uniforme e creche no DF

POLÍTICA

Celina Leão cria grupo para revisar programas de material, uniforme e creche no DF

Grupo de trabalho vai analisar custos, regras e funcionamento dos benefícios; revisão ocorre após...