O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 4 de dezembro de 2025
EUA x VENEZUELA

EUA preveem bombardeios terrestres na América Latina

Declaração do norte-americano amplia a escalada militar conduzida por Washington na região

Lalice Fernandespor Lalice Fernandes em 3 de dezembro de 2025
p20250225mr 0581 54354208066 o
Foto: Divulgação/ Casa Branca

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou na terça-feira (2) que os bombardeios terrestres contra alvos ligados ao narcotráfico na América Latina começarão “muito em breve”. A declaração amplia a escalada militar conduzida por Washington na região e reforça o tom adotado pelo governo norte-americano desde setembro, quando ofensivas contra embarcações no Caribe e no Pacífico passaram a ser realizadas sob a justificativa de combater o narcotrafico.

eua
Embarcação bombardeada pelos EUA (Foto: Reprodução/@SecWar)

Durante reunião de gabinete, Trump disse que qualquer país envolvido no envio de drogas aos EUA poderá ser alvo de ataques. Segundo ele, ofensivas por terra seriam uma extensão natural das operações navais já em curso. “Eu quero que esses barcos sejam eliminados, e se preciso, vamos fazer ataques terrestres assim como fizemos no mar”, afirmou. O presidente disse ainda que as organizações criminosas “mataram mais de 200 mil pessoas” nos EUA no ano passado e que as ações militares estariam reduzindo esses números.

Jornal afirma que EUA avalia bombardear Venezuela

Embora não tenha citado diretamente a Venezuela, Trump respondeu a uma pergunta sobre embarcações que teriam partido do país em direção aos EUA. Desde setembro, mais de 80 pessoas morreram nos ataques contra barcos que Washington acusa de transportar drogas. A maior parte das embarcações teria saído de portos venezuelanos, alvo central da pressão militar norte-americana. Em outra declaração, Trump acusou também a Colômbia de manter fábricas de produção de cocaína e afirmou que países envolvidos no tráfico estão “sujeitos a ataque”.

Segundo o jornal The Wall Street Journal, o governo dos EUA avalia bombardear alvos militares dentro da Venezuela. No final de novembro, Trump já havia dito que ofensivas terrestres no país começariam “muito em breve”.

Maduro afirma que os EUA usam o narcotráfico como pretexto para tentar removê-lo do poder. Ele tem feito apelos públicos por paz e reforçou sua segurança pessoal com apoio de Cuba, segundo o The New York Times. O veículo relata que o líder venezuelano também estaria trocando com frequência de celular e de local de descanso.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também