domingo, 13 de setembro de 2026
Nova coleção

F1 prepara lançamento dos novos carros

Entre as tradicionais, algumas ainda mantêm segredo. A Ferrari não anunciou nem data nem detalhes do projeto para 2026, após um 2025 considerado frustrante na F1

Herbert Alencarpor em
F1
Foto: Divulgação

A temporada 2026 da F1 só começa no dia 8 de março, no GP da Austrália, mas os bastidores já estão acelerados. Com a chegada de um novo conjunto de regras técnicas e motores totalmente redesenhados, as equipes correm para finalizar seus projetos — e algumas escuderias já divulgaram quando irão apresentar seus carros ao público.

A próxima temporada marca uma ruptura importante no regulamento, especialmente no que diz respeito ao conceito aerodinâmico e à composição das unidades de potência. Por isso, o lançamento dos monopostos ganha ainda mais peso, já que o acerto inicial pode definir o rumo do campeonato.

Leia também: Nicolas finalmente chega ao Goiás após 2 anos

A primeira apresentação confirmada é conjunta: RB e Red Bull Racing vão mostrar seus novos carros no dia 15 de janeiro, em evento sediado na Ford, em Detroit. As equipes encerram a parceria com a Honda e passam a utilizar motores da montadora americana. As siglas dos modelos ainda não foram reveladas.

A Alpine também já anunciou sua data: o A526 será apresentado em 23 de janeiro, três dias antes da pré-temporada em Barcelona. Em 2026, a equipe deixa de usar motores próprios e passa a contar com unidades de potência Mercedes.

Outra equipe da F1 que se adiantou foi a Aston Martin, que revelará o AMR26 no dia 9 de fevereiro. O modelo chama atenção por ser o primeiro da escuderia com motor Honda — e, principalmente, por contar com o trabalho do lendário projetista Adrian Newey, que agora atua como chefe de equipe.

Brasileiro na F1

A Audi, que estreia oficialmente na Fórmula 1 após assumir a Sauber, lançará o R26 em janeiro, embora a data exata ainda não tenha sido definida. A equipe, que terá o brasileiro Gabriel Bortoleto, apresentou um conceito inicial nas cores preto, prata e vermelho e usará motores próprios.

Já a novata Cadillac, que também entra na F1 em 2026, mostrará seu primeiro carro no dia 8 de fevereiro, coincidindo com o Super Bowl. A equipe utilizará motores Ferrari inicialmente, com planos de desenvolver sua própria unidade no futuro.

Entre as tradicionais, algumas ainda mantêm segredo. A Ferrari não anunciou nem data nem detalhes do projeto para 2026, após um 2025 considerado frustrante na F1. Haas e Williams seguem a mesma linha, embora esta última já tenha confirmado o nome do carro: FW48. A McLaren, atual campeã de construtores, batizou seu monoposto como MCL40A, mas não confirmou quando fará o lançamento. Mercedes também não divulgou informações sobre o modelo do próximo ano.

A expectativa é que, nas próximas semanas, as demais equipes revelem seus cronogramas, já que a pré-temporada se aproxima e a nova era técnica promete reorganizar forças no grid.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Tenista goiano Guto Miguel fica com vice no US Open juvenil

TÊNIS

Tenista goiano Guto Miguel fica com vice no US Open juvenil

Tenista de 17 anos é o número 1 do ranking juvenil e chegou a salvar quatro pontos de partida do a...
brasileirão feminino

BRASILEIRÃO FEMININO

Flamengo e São Paulo duelam por vaga na final do Brasileirão Feminino; saiba horário do jogo e onde assistir

Rubro-Negro e Tricolor começam neste sábado a disputa por uma vaga na decisão do campeonato
atlético

Luta pelo acesso

Atlético-GO recebe Criciúma em confronto direto por vaga no G-6

Dragão tenta aproveitar fator casa para entrar na zona de acesso, enquanto catarinenses defendem po...
Ziyech será apresentado à torcida do Botafogo antes de jogo pelo Brasileirão

apresentação especial

Ziyech será apresentado à torcida do Botafogo antes de jogo pelo Brasileirão

Hakim Ziyech foi anunciado pelo Botafogo e assinou contrato até o fim de 2028
STJD aumenta pena de Abel Ferreira e técnico está fora do Choque-Rei

punição

STJD aumenta pena de Abel Ferreira e técnico está fora do Choque-Rei

Treinador do Palmeiras teve suspensão ampliada para três partidas após julgamento no Pleno do tri...
Rosamaria tem lesão confirmada e desfalca Brasil no Sul-Americano

desfalque

Rosamaria tem lesão confirmada e desfalca Brasil no Sul-Americano

Principal oposta da equipe deixou a quadra com dores e ficará fora dos próximos compromissos da se...
Antonelli lidera segundo treino livre em Madri após bandeira vermelha

fórmula 1

Antonelli lidera segundo treino livre em Madri após bandeira vermelha

Piloto da Mercedes fecha sexta-feira no topo da tabela; brasileiro Gabriel Bortoleto termina a sess�...
Flamengo supera a altitude de Quito e abre vantagem sobre o Del Valle

copa libertadores

Flamengo supera a altitude de Quito e abre vantagem sobre o Del Valle

Rubro-Negro faz 2 a 0 no Equador, vence fora de casa e fica mais próximo da semifinal da Copa Liber...