O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 24 de janeiro de 2026
CONCORDA?

Alexandre de Moraes aparece entre as 25 figuras mais influentes do ano no ranking do Financial Times

Jornal britânico destaca o ministro do STF na categoria “Heróis” em ranking global

Thais Munizpor Thais Muniz em 5 de dezembro de 2025
alexandre de moraes
O ministro do STF Alexandre de Moraes - Foto: Gustavo Moreno/STF

O jornal britânico Financial Times divulgou nesta sexta-feira 5 a lista anual com as 25 personalidades mais influentes do ano. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, aparece no grupo em meio a nomes de diferentes áreas. Ele é o único brasileiro na seleção divulgada pelo veículo internacional.

O ministro integra a categoria Heróis ao lado de seis nomes reconhecidos por trabalhos no campo social, ambiental, artístico e institucional. Entre eles estão a atriz norte-americana Jane Fonda e a escritora canadense Margaret Atwood. A lista apresenta indicações de repórteres, colunistas e editores do Financial Times.

Categoria reúne figuras que se destacaram em diferentes setores

O texto dedicado ao ministro foi escrito pela historiadora e antropóloga brasileira Lilia Moritz Schwarcz. A autora descreve que Alexandre de Moraes ganhou projeção no cenário nacional a partir de decisões e ações ligadas à preservação de processos democráticos. O jornal afirma que o ministro enfrentou os atos de 8 de janeiro de 2023, além de registrar que o ex-presidente Jair Bolsonaro e militares de alta patente foram presos após um julgamento descrito como público e transmitido em rede nacional.

A publicação menciona que ações judiciais do ministro Alexandre de Moraes alcançaram grande atenção e geraram impacto institucional. O trecho descreve, ainda, que essa centralidade evidencia tensão entre firmeza e excesso, segundo a análise apresentada por Schwarcz. O Financial Times acrescenta uma observação sobre a necessidade de contrapesos em democracias. O jornal escreve que “o poder deve sempre estar sujeito a contrapesos, mesmo quando exercido em nome da proteção”.

O veículo explica que a escolha dos nomes resulta de uma pergunta apresentada aos profissionais do jornal: “quem fez diferença neste ano”. Os responsáveis pela lista buscaram referências em setores como política, negócios, esportes, artes, tecnologia e comunicação. O texto informa que a intenção foi reunir pessoas cujas ações marcaram debates e decisões públicas ao longo do ano em diferentes regiões do mundo.

O conjunto de nomes foi dividido em três categorias: Criadores, Líderes e Heróis. Os criadores representam figuras ligadas ao campo artístico e cultural. Os líderes aparecem associados a posições em empresas, governos, instituições e organizações. Os heróis formam um grupo com trajetórias variadas, reconhecidas por ações de impacto social, ambiental ou comunitário.

alexandre de moraes
Os mais influentes do ano pela Financial Times

Confira a seguir a lista da Financial Times que elegeu Alexandre de Moraes um dos ”heróis” do ano:

Criadores
Cynthia Erivo, atriz e cantora;
Jonathan Anderson, designer de moda;
Ryan Coogler, diretor e roteirista;
Helen Garner, escritora;
Rosalía, cantora espanhola;
Stephen Graham, ator;
Bad Bunny, cantor.

Líderes
Jensen Huang, CEO da Nvidia;
Susie Wiles, liderança política e organizacional;
Safra Catz, executiva;
Blaise Metreweli, liderança institucional;
Stella Li, executiva;
Peter Thiel, investidor;
Zohran Mamdani, político e ativista;
Nigel Farage, político britânico;
Margarita Simonyan, jornalista e executiva de mídia;
David Solomon, executivo;
Michele Kang, empresária e investidora esportiva.

Heróis
Margaret Atwood, escritora;
Rory McIlroy, golfista;
Lotte Bjerre Knudsen, liderança internacional;
Zak Brown, executivo do automobilismo;
Jane Fonda, atriz e ativista;
Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal;
Ms Rachel, educadora infantil e criadora de conteúdo.

 

 

Leia também: Bolsonaro indica pela primeira vez Flávio como candidato à Presidência

 

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também