Sorteio da Copa: horário, onde assistir e como será a definição dos grupos do Mundial de 2026
Cerimônia em Washington vai reunir 48 seleções e abre o calendário oficial da Copa com transmissão ao vivo
A definição dos grupos da Copa do Mundo de 2026 ocorre nesta sexta-feira, 5, em Washington, nos Estados Unidos. A cerimônia está marcada para as 14h, no horário de Brasília, e marca o início do calendário oficial do Mundial organizado pela Fifa. As datas e os locais das partidas serão anunciados no sábado, 6, conforme informado pela entidade.
A transmissão será feita pela TV Globo, SporTV, CazéTV, GE TV e pela plataforma Fifa+. O portal Terra também fará uma live a partir das 13h30 com comentaristas e convidados para acompanhar a formação dos confrontos.
Como funciona o sorteio dos grupos da Copa do Mundo
As 48 seleções classificadas estão distribuídas em quatro potes definidos pela Fifa. Cada grupo terá quatro equipes, uma de cada pote. O sorteio começa com o pote 1, que reúne Canadá, México, Estados Unidos, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Brasil, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha. A partir daí, são sorteados os potes 2, 3 e 4, até completar as 12 chaves do torneio.
O pote 2 tem Croácia, Marrocos, Colômbia, Uruguai, Suíça, Japão, Senegal, Irã, Coreia do Sul, Equador, Áustria e Austrália. O pote 3 reúne Noruega, Panamá, Egito, Argélia, Escócia, Paraguai, Tunísia, Costa do Marfim, Uzbequistão, Catar, Arábia Saudita e África do Sul. Já o pote 4 conta com Jordânia, Cabo Verde, Gana, Curaçao, Haiti, Nova Zelândia, quatro vagas de repescagens europeias e duas intercontinentais.
A Fifa informou que o procedimento seguirá um roteiro padronizado, semelhante ao adotado em outras edições do torneio.

Leia também: Agora é oficial: Galvão Bueno vai narrar Copa do Mundo de 2026 no SBT
Regras especiais da Fifa para a formação dos grupos
Por serem países-sede, Canadá, México e Estados Unidos têm posições fixas no sorteio. Segundo tabela divulgada pela Fifa, o México ficará no grupo A1, o Canadá no grupo B1 e os Estados Unidos no grupo D1. As três seleções foram identificadas por cores diferentes para facilitar o processamento durante o evento.
As outras nove equipes do pote 1, todas com bolas de mesma cor, ocuparão a primeira posição dos grupos para os quais forem sorteadas.
A Fifa também definiu restrições para equilibrar o chaveamento das seleções mais bem colocadas no Ranking Mundial Masculino. Espanha e Argentina não estarão no mesmo lado da tabela. França e Inglaterra seguem a mesma regra. O objetivo é organizar o caminho dessas equipes para evitar cruzamentos prematuros antes das semifinais.
A entidade também estabeleceu limites regionais. Nenhum grupo terá mais de um time da mesma confederação, exceto no caso da Uefa, que possui 16 vagas e permite duas seleções europeias na mesma chave.
A separação dos quatro grupos centrais do torneio também segue critério da Fifa. As seleções desses grupos só se enfrentarão caso terminem a fase de grupos na primeira colocação. Caso contrário, um encontro só ocorreria na final.