Protestos

Em Brasília, mulheres denunciam omissão do Estado diante da alta nos casos de feminicídios

A mobilização nacional foi convocada após uma onda de feminicídios recentes que abalaram o país

Marina Moreirapor Marina Moreira em
Mulheres
Foram recorrentes falas contra o Estado e a omissão e incapacidade das instituições de protegerem as mulheres vítimas de violência - Créditos: Marcelo Camargo/ABr

Sob fortes pancadas de chuva, milhares de pessoas participaram do protesto no Distrito Federal (DF) para denunciar a violência contra a mulher, o feminicídio e a omissão do Estado na proteção e prevenção à violência de gênero.

O protesto foi convocado por dezenas de organizações de mulheres, após sucessivos casos emblemáticos de feminicídios que chocaram o Brasil nos últimos dias. Em Brasília, falas de lideranças e apresentações culturais movimentaram a Torre de TV, no centro da capital.

A manifestação contou com a presença de um ministro e seis ministras, entre elas as da pasta da Mulher, Cida Gonçalves, da Igualdade Racial, Anielle Franco, e das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, além de deputadas federais, da primeira-dama Janja Lula da Silva e diversas lideranças populares.

Mulheres
Ministras e a primeira-dama, Janja Lula da Silva, durante ato do Levante Mulheres Vivas, na área central de Brasília, contra o o feminicídio – Créditos: Marcelo Camargo/ABr

Acesse também: Congresso discute segurança, mas escanteia pautas sobre violência contra a mulher

Violência do Estado

Foram recorrentes falas contra o Estado e a omissão e incapacidade das instituições de protegerem as mulheres vítimas de violência, assim como de prevenir esses crimes.

A doutora em ciência sociais Vanessa Hacon é ativista do Coletivo Mães na Luta, que assessora mulheres vítimas de violência. Ela afirma que o sistema de Justiça é negligente no atendimento às mulheres e, na maioria dos casos, culpa a própria vítima. “As mulheres saem de casa para se livrar da violência doméstica e vão parar dentro do sistema de Justiça, onde a violência processual é intensa e absurda e os juízes não fazem nada”, disse Vanessa ao portal de notícias Agência Brasil.

A ativista reclama que as instituições do sistema de Justiça não concedem as medidas protetivas às mulheres quanto necessário.

Entenda

A mobilização nacional foi convocada após uma onda de feminicídios recentes que abalaram o país.

No final de novembro, Tainara Souza Santos teve as pernas mutiladas após ser atropelada e arrastada por cerca de um quilômetro, enquanto ainda estava presa embaixo do veículo. O motorista, Douglas Alves da Silva, foi preso acusado do crime.

Na mesma semana, duas funcionárias do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-RJ), no Rio de Janeiro, foram mortas a tiros por um funcionário da instituição que se matou em seguida.

Na sexta-feira (5), foi encontrado, em Brasília, o corpo carbonizado da cabo do Exército Maria de Lourdes Freire Matos, 25 anos. O crime está sendo investigada como feminicídio, após o soldado Kelvin Barros da Silva, de 21 anos, ter confessado a autoria do assassinato.

Cerca de 3,7 milhões de mulheres brasileiras viveram um ou mais episódios de violência doméstica nos últimos 12 meses, segundo o Mapa Nacional da Violência de Gênero.

Em 2024, 1.459 mulheres foram vítimas de feminicídios. Em média, cerca de quatro mulheres foram assassinadas por dia em 2024 em razão do gênero. Em 2025, o Brasil já registrou mais de 1.180 feminicídios.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Veja também

DESOCUPAÇÃO IGREJA

decisão judicial

Justiça de Goiás determina desocupação da Igreja Casa em Goiânia por dívida de R$ 843 mil

A 4ª Vara Cível de Goiânia concedeu liminar que obriga a Casa Ministério Cristão, conhecida com...
acidente

atualização

Sobe para 8 o número de mortos em acidente na GO-010, em Luziânia

O balanço das vítimas do acidente registrado na GO-010, em Luziânia, foi atualizado para oito mor...
wagão luto

LUTO

Goiânia se despede de Wagão, referência da contracultura e das artes plásticas

O artista plástico, escultor e agitador cultural Wagner Luiz de Morais Pereira, conhecido como “W...
Médico

grupo criminoso

Médico de Goiânia perde mais de R$ 200 mil em golpe da falsa central bancária

Três suspeitos foram presos no Espírito Santo; polícia afirma que grupo usava contas bancárias p...
GO-010

ACIDENTE

Veja vídeo do acidente que deixou sete mortos na GO-010, em Goiás

Imagens registram momento da batida entre carreta e ônibus em Luziânia; entre as vítimas está um...
Rio de Janeiro

TRAGÉDIA

Queda de helicóptero deixa quatro mortos na Vista Chinesa, no Rio de Janeiro

Três mulheres e o piloto estavam na aeronave
Aparecida

CULTURA

Segunda noite do Aparecida é Show reúne mais de 40 mil pessoas e segue neste fim de semana

Programação contou com shows de artistas nacionais e locais; evento continua até domingo
saúde

Disputa

Pedido de vista no STF suspende disputa entre Goiás e União por repasses da saúde

Ação no STF questiona critérios de distribuição dos recursos federais e cobra maior transparên...