sexta-feira, 6 de novembro de 2026
Presente

Caiado faz doação ao Vila Nova

O governador Ronaldo Caiado (UB) deve assinar, nesta terça-feira (9), o projeto de lei que oficializa a doação da área onde funciona hoje o Centro de Treinamento do clube

Herbert Alencarpor em
Caiado
Foto: Divulgação

O Vila Nova Futebol Clube vive um dos momentos mais simbólicos de sua história recente. O governador Ronaldo Caiado (UB) deve assinar, nesta terça-feira (9), o projeto de lei que oficializa a doação da área onde funciona hoje o Centro de Treinamento do clube, no setor Jaó, em Goiânia. A medida encerra décadas de indefinição jurídica e inaugura uma nova fase para o Tigrão, que planeja transformar o espaço em um polo esportivo moderno, capaz de abrigar grandes eventos e impulsionar o desenvolvimento das categorias profissionais e de base.

Presente do Caiado

A área, localizada ao lado do Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO), era apenas cedida ao Vila Nova desde a gestão de Marconi Perillo, antecessor do governo Caiado. A promessa de transferência definitiva, feita ainda na época do governo tucano, nunca se concretizou. Internamente, dirigentes vilanovenses classificam o período como de incertezas e limitações. “Só nos enrolou”, desabafou um representante do clube à reportagem.

Projeto de Lei

Com o novo projeto de lei, o terreno finalmente passará a ser patrimônio oficial do Vila Nova, mas com salvaguardas: o clube não poderá vender ou desviar a finalidade do CT, que se tornará um bem de interesse esportivo e cultural do Estado. Na avaliação de lideranças políticas que acompanharam o processo, essa restrição garante segurança jurídica ao investimento público e assegura que o espaço permaneça voltado ao esporte.

O deputado estadual Talles Barreto, líder do governo Caiado na Assembleia Legislativa e conselheiro do clube, foi um dos principais articuladores da doação. Para ele, a mudança altera profundamente o horizonte estrutural do Vila. “Existe uma grande diferença entre ter uma cessão e ter a propriedade. Agora o clube pode planejar, captar recursos, buscar parcerias e pensar grande. É um divisor de águas”, afirmou.

A diretoria colorada já trabalha com esse novo cenário e projeta intervenções amplas no CT, inclusive com foco em eventos de porte nacional e internacional. Presidente da Câmara Municipal de Goiânia e diretor de Comunicação Social do Vila Nova, Romário Policarpo comemorou o avanço e revelou que o clube já abriu diálogo com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Segundo ele, o CT foi colocado à disposição para receber atividades da Copa do Mundo Feminina de 2027, que terá o Brasil como sede. “Com a propriedade, ganhamos estabilidade para investir e atrair grandes competições. É uma oportunidade histórica para o Vila e para Goiás”, disse.

Leia também: Goiás anuncia Daniel Paulista como novo técnico e inicia preparação para 2026

O que ganha o Tigrão

A consolidação do CT como patrimônio vilanovense por Caiado tende ainda a fortalecer o futebol goiano como um todo. Em um momento em que a Federação Goiana de Futebol (FGF) e os clubes buscam valorização nacional, estrutura competitiva e captação de novos talentos, a profissionalização dos espaços de treinamento torna-se peça-chave para elevar o padrão do esporte no Estado.

A expectativa agora recai sobre a aprovação e regulamentação do projeto, que deve abrir caminho para um ciclo de desenvolvimento sem precedentes no Vila Nova — um clube que, finalmente, terá segurança jurídica para planejar o futuro e investir como protagonista.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

alexandre louza

AUTOMOBILISMO

Piloto goiano Alexandre Louza disputa F4 Brasil na programação do GP de São Paulo

Piloto da Cavaleiro Sports participa da rodada extracampeonato entre 6 e 8 de novembro, em Interlago...
Com maior delegação da história, Goiás conquista 17 medalhas nos Jogos da Juventude

Esportes

Com maior delegação da história, Goiás conquista 17 medalhas nos Jogos da Juventude

Competição encerrada em Foz do Iguaçu (PR) rendeu ouros, pratas e bronzes para o estado em divers...
hugo calderano

TÊNIS DE MESA

Hugo Calderano vence chinês em jogo de viradas e avança em Frankfurt

Brasileiro precisou superar cinco sets contra adversário chinês em sua estreia no torneio disputad...
Neymar

Protocolo Vini Jr.

Neymar tem punição reduzida e fica livre para enfrentar o Coritiba

Atacante teve a pena diminuída de dois jogos para uma partida por violação ao Protocolo Vini Jr.;...
valdivia

CRIMES SEXUAIS

Ex-jogador Jorge Valdivia, ídolo do Palmeiras, pode enfrentar uma pena de 22 anos de prisão

Ministério Público chileno apresentou pedido de condenação por dois casos envolvendo denúncias ...
Cristiano Ronaldo anuncia aposentadoria; VÍDEO

APÓS CRISE COM JORGE JESUS

Cristiano Ronaldo anuncia aposentadoria; VÍDEO

Atacante publicou vídeo de despedida nesta quinta-feira (5) e afirmou que encerra a trajetória por...
Hugo Calderano estreia nesta quinta (5) no WTT de Frankfurt; confira horário e onde assistir

Brasil na disputa

Hugo Calderano estreia nesta quinta (5) no WTT de Frankfurt; confira horário e onde assistir

Brasileiro enfrenta o chinês Liang Jingkun pela primeira rodada do torneio disputado na Alemanha
Mineiro Sub-20

BRIGA DEMAIS EM UM JOGO

Jogo do Mineiro Sub-20 tem 51 expulsões e supera recorde do Guinness

Briga generalizada entre Uberlândia e Mamoré terminou com 43 jogadores e oito integrantes das comi...