O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 9 de dezembro de 2025
FÉ E DEVOÇÃO

Romaria do Divino Pai Eterno 2026 terá o tema “Clamamos: Abbá, Pai”

A escolha do tema destaca a dimensão emocional e espiritual da Romaria, levando além da simples devoção: é um chamado à confiança filial e à abertura do coração diante de Deus

Bia Salespor Bia Sales em 9 de dezembro de 2025
Romaria do Divino Pai Eterno
(Imagem: Divulgação)

A maior festa religiosa do Centro-Oeste já tem tema definido para sua edição de 2026: “Clamamos: Abbá, Pai”. A novidade foi anunciada durante a 3ª Novena Solene de preparação para a Romaria do Divino Pai Eterno, no Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade.

O evento religioso — que acontece todos os anos entre o fim de junho e o início de julho — está marcado para o período de 26 de junho a 5 de julho de 2026. A devoção ao Divino Pai Eterno completará 186 anos, reforçando sua importância na fé e na tradição dos goianos e devotos de todo o Brasil.

Significado do tema escolhido para esta Romaria do Divino Pai Eterno

O termo “Abbá” é uma palavra aramaica que significa “Pai” e expressa uma relação de confiança, intimidade e proximidade com Deus. Segundo o reitor do Santuário, padre Marco Aurélio Martins, o tema convida os fiéis a uma experiência profunda de fé. “Clamar ao Pai é reconhecer que somos necessitados daquele que nos acolhe e oferece dignidade, vida e oportunidade.”

A escolha do tema destaca a dimensão emocional e espiritual da Romaria do Divino Pai Eterno, levando além da simples devoção: é um chamado à confiança filial e à abertura do coração diante de Deus.

Cartaz e identidade visual

No domingo (7), foi divulgado o cartaz oficial da Romaria do Divino Pai Eterno 2026. A arte traz um casal de agricultores com as mãos elevadas ao Divino Pai Eterno, em referência à origem dessa devoção, iniciada em 1840 pelo casal Constantino Xavier e Ana Rosa, que encontrou um medalhão com a imagem da Santíssima Trindade e deu início à tradição religiosa no interior de Goiás.

O artista responsável pela criação, Silvio Moraes, incorporou símbolos do regionalismo goiano, como a flor do ipê — representando a graça de Deus — e a viola, símbolo da fé simples do povo. O cartaz foi pensado como um verdadeiro instrumento de evangelização, que, segundo os organizadores, busca tocar o coração das pessoas e convidá-las a viver essa experiência de fé.

Tradição que atrai milhões

A Romaria do Divino Pai Eterno é considerada a maior festa religiosa do Centro-Oeste e uma das principais peregrinações católicas do país. A celebração reúne milhões de fiéis entre missas, novenas, procissões e momentos de oração ao longo de dez dias no Santuário Basílica de Trindade.

Para muitos devotos, a Romaria representa um momento de reencontro com a fé, de agradecimento e de renovação espiritual — tradição que atravessa gerações e se mantém viva no coração dos goianos e romeiros de todo o Brasil.

Leia mais: Voto de fé da Romaria se torna tradição de 50 anos

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também