Flamengo na Copa Intercontinental: o título vale como Mundial para a Fifa?
Rubro-Negro está em campo no Catar após classificação garantida pela conquista da Libertadores
O Flamengo está em campo nesta quarta-feira (10), em Doha, no Catar, pela Copa Intercontinental — competição anual organizada pela Fifa e conhecida informalmente como “mini Mundial”. A participação do clube foi assegurada após o título da Libertadores conquistado em Lima, no Peru, diante do Palmeiras. A disputa também garante vaga no Mundial de Clubes de 2029.
Enquanto a bola rola no Catar, o Flamengo enfrenta o Cruz Azul, do México, em jogo eliminatório que define quem seguirá para encarar o Pyramids, do Egito, no sábado (13). A final desta edição está marcada para 17 de dezembro, contra o PSG.
O que é a Copa Intercontinental e quem a Fifa reconhece como campeão mundial
A Copa Intercontinental é tratada pela Fifa como continuidade direta da competição organizada por Uefa e Conmebol entre 1960 e 2004. Em 2017, após solicitação da Conmebol, a entidade reconheceu todos os campeões daquele período como campeões mundiais. A competição começou com decisões em ida e volta entre América do Sul e Europa e, a partir de 1980, passou a ter jogo único no Japão.
Depois da criação do novo Mundial de Clubes — que passou a ocorrer a cada quatro anos e teve o Chelsea como vencedor na primeira edição, realizada nos Estados Unidos — a Fifa manteve a Copa Intercontinental em seu calendário anual. O Real Madrid venceu o torneio em 2024, no Catar, ao derrotar o Pachuca.
A lista de campeões reconhecidos como mundiais inclui, entre outros, Real Madrid, Milan, Bayern de Munique, Boca Juniors, São Paulo, Santos, Corinthians, Grêmio, Internacional, Chelsea, Liverpool e Manchester City. O Flamengo aparece com o título de 1981.
Flamengo e Cruz Azul fazem duelo intenso
Durante a partida que ainda acontece em Doha, o Flamengo abriu o placar aos 14 minutos do primeiro tempo. De Arrascaeta aproveitou erro de Piovi, avançou, driblou o goleiro Gudiño e marcou. O meia comentou ainda no intervalo que “o time tentou manter o ritmo após o gol e buscou mais espaços entre as linhas”.

– Fotos: Divulgação/Flamengo
O Cruz Azul, porém, reagiu antes do fim da primeira etapa. Aos 42, Gabriel Fernández balançou as redes, mas o lance foi anulado por impedimento. Dois minutos depois, Jorge Sánchez aproveitou sobra na área e finalizou de primeira, empatando o confronto. O lateral afirmou à imprensa mexicana que “a bola sobrou limpa e a finalização foi a opção mais rápida”.
Na etapa final, o time mexicano voltou pressionando. Gabriel Fernández ficou frente a frente com Rossi logo no primeiro minuto, mas o goleiro rubro-negro defendeu. Piovi também teve oportunidade em cabeceio aos três minutos. O Flamengo respondeu em seguida: Bruno Henrique avançou em velocidade e chutou, mas Gudiño segurou.
Enquanto o duelo segue disputado, o vencedor enfrentará o Pyramids, do Egito, na semifinal marcada para sábado.
Leia também: Goiás reage, leva ao tie-break e conquista vitória sobre o Sesi-Bauru na Superliga