O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 10 de dezembro de 2025
Perícia Médica

Perícia da PF definirá futuro de Augusto Heleno

General busca prisão domiciliar sob alegação de problemas graves de saúde e fará exames que podem mudar seu destino já nesta sexta

Paula Costapor Paula Costa em 10 de dezembro de 2025
Perícia Médica
Ex-ministro do GSI tenta provar quadro de saúde grave enquanto STF avalia mudança para prisão domiciliar humanitária. Crédito: Agência Brasil.

A Polícia Federal (PF) agendou para sexta-feira (12), às 9h, em Brasília, a perícia médica do general Augusto Heleno, ex-ministro do GSI no governo Jair Bolsonaro (PL), conforme comunicado enviado nesta quarta-feira (10) ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O  militar foi condenado a 21 anos por participação na trama golpista e está detido desde 25 de novembro, no Comando Militar do Planalto.

A realização da perícia atende a decisão tomada por Moraes na semana passada, quando o ministro determinou que especialistas da PF avaliassem o estado de saúde de Heleno em até 15 dias. Os advogados argumentam que o general, de 78 anos, enfrenta enfermidades severas que justificariam a mudança no regime de cumprimento da pena, para que possa cumprir em prisão domiciliar humanitária.

A controvérsia sobre o diagnóstico ganhou relevância após a defesa negar que Heleno tivesse Alzheimer desde 2018, período em que ocupava cargo no governo Bolsonaro. Segundo os representantes, o diagnóstico só teria sido confirmado no início de 2025. A divergência surgiu porque o militar relatou, no exame de corpo de delito, que apresentava sinais cognitivos desde 2018.

Com a conclusão da perícia, caberá a Moraes decidir se autoriza ou não a prisão domiciliar – decisão que não possui prazo definido. O laudo deverá reunir histórico clínico, exames complementares e análises laboratoriais, incluindo avaliação da função tireoidiana, níveis de vitamina B12 e testes neurológicos e neuropsicológicos.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também