terça-feira, 27 de outubro de 2026
SBT

Janja sai em defesa da família Abravanel e acusa misoginia após fala de Zezé Di Camargo

Primeira-dama critica ataque a mulheres em cargos de poder

Otavio Augustopor em
Janja sai em defesa da família Abravanel e acusa misoginia após fala de Zezé Di Camargo
Comentário sobre SBT News gera repercussão nacional. Foto: Divulgação

A primeira-dama Janja da Silva manifestou-se publicamente em defesa das filhas de Silvio Santos após declarações atribuídas ao cantor Zezé Di Camargo ganharem ampla repercussão nas redes sociais. O episódio ocorreu após o artista criticar a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em um evento institucional de lançamento do canal SBT News.

A princípio, o posicionamento do cantor foi divulgado em vídeo publicado em seu perfil no Instagram, durante a madrugada desta segunda-feira (15). Na gravação, Zezé Di Camargo questionou a participação de autoridades no evento promovido pela emissora e afirmou que as filhas de Silvio Santos estariam “prostituindo” o SBT. A declaração gerou reação imediata de figuras públicas e internautas.

Em resposta, Janja afirmou que a fala representa um ataque direcionado a mulheres que ocupam posições de comando. Segundo ela, o conteúdo do discurso reflete práticas de machismo e misoginia ainda presentes em ambientes institucionais e políticos.

Patricia-Abravanel-Daniela-Beyruti-Lula-Janja-e-Alckmin
Declaração de Zezé provoca reação de Janja em defesa das filhas de Silvio. Foto: Divulgação

Manifestação pública e reação institucional

Em manifestação divulgada nas redes sociais, a primeira-dama destacou que o episódio vai além de uma divergência política. De acordo com Janja, o uso de termos ofensivos contra mulheres reforça discursos que contribuem para a violência simbólica e cotidiana.

“Falar que as filhas de Silvio estão ‘prostituindo’ ao convidar e dar voz ao Presidente e demais autoridades reflete todo o machismo e a misoginia presentes no pensamento e nas ações de homens que seguem desrespeitando a presença das mulheres em espaços de poder”, afirmou.

Leia também: SBT cancela especial de Natal após críticas de Zezé à emissora

Em seguida, Janja acrescentou que discursos dessa natureza impactam diretamente a forma como mulheres são tratadas na sociedade. Segundo ela, esse tipo de fala ajuda a naturalizar agressões verbais e físicas enfrentadas diariamente por mulheres no país.

da-esquerda-para-a-direita-a-apresentadora-patricia-abravanel-silva-abravanel-viuva-de-silvio-santos-presidente-lula-a-primeira-dama-janja-rebeca-abravanel-e-seu-marido-o-ex-jogador-1765804180463_v2_4x3
Fala polêmica de Zezé leva Janja a sair em defesa do SBT. Foto: Divulgação

Defesa do legado de Silvio Santos

Ainda na nota, a primeira-dama ressaltou o legado de Silvio Santos na comunicação brasileira. Ela afirmou que o fundador do SBT sempre defendeu um espaço democrático, plural e imparcial dentro da emissora. Além disso, destacou que a presença de autoridades em eventos institucionais faz parte da tradição do jornalismo brasileiro.

Janja
Janja reage a fala de Zezé Di Camargo e sai em defesa das filhas de Silvio Santos. Foto: Divulgação

Janja afirmou que o lançamento do SBT News simboliza o fortalecimento da imprensa e a ampliação do debate público. Segundo ela, o evento seguiu princípios defendidos historicamente por Silvio Santos, como o respeito às diferentes correntes políticas e institucionais.

Por fim, a primeira-dama parabenizou o SBT News e os profissionais envolvidos no projeto. Ela destacou a importância de um jornalismo plural e comprometido com a informação, reforçando a continuidade do legado deixado por Silvio Santos.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Imprensa Janja machismo midia misoginia Política sbt SBT News Silvio santos Zezé Di Camargo

Veja também

Oscar 2027 pode ter disputa entre mãe e filha pela mesma estatueta

A ESTATUETA MAIS FAMOSA

Oscar 2027 pode ter disputa entre mãe e filha pela mesma estatueta

Samantha Morton e Esmé Creed-Miles aparecem nas projeções para melhor atriz coadjuvante; indicaç...
Nívea Stelmann diz que nunca deu beijo técnico em novelas: “Eu aproveitava”

BEIJOU GALÃS

Nívea Stelmann diz que nunca deu beijo técnico em novelas: “Eu aproveitava”

Atriz falou sobre as cenas românticas e relembrou os beijos com colegas de elenco
Egito confirma detenção da influenciadora brasileira Malévola Alves

insinuações sexuais

Egito confirma detenção da influenciadora brasileira Malévola Alves

Malévola Alves é detida no Egito após vídeos com insinuações sexuais
Felca volta ao YouTube e revela impactos do bullying: “Fobia social”

AGRESSÕES

Felca volta ao YouTube e revela impactos do bullying: “Fobia social”

Primeiro vídeo desde “Adultização” traz relatos sobre violência na escola, dificuldades de c...
Documentário de Marília Mendonça estreia nesta sexta (16); Confira trailer

NOSSA RAINHA DA SOFRÊNCIA

Documentário de Marília Mendonça estreia nesta sexta (16); Confira trailer

“Sentimento Louco” reúne arquivos pessoais e depoimentos de familiares, amigos e parceiros para...
Nego Jader, ex-segurança de Deolane e MC Kevin, morre após internação

Luto

Nego Jader, ex-segurança de Deolane e MC Kevin, morre após internação

Ex-segurança de Deolane, Nego Jader estava internado desde 8 de outubro
Morte de Renato Russo completa 30 anos neste domingo (11); veja o que fazem hoje os integrantes do Legião Urbana

LENDA DO ROCK

Morte de Renato Russo completa 30 anos neste domingo (11); veja o que fazem hoje os integrantes do Legião Urbana

Artista morreu em 1996, aos 36 anos, e liderou o Legião Urbana, banda de Brasília que reuniu a for...
Virginia Fonseca e Vini Jr. terminam o namoro quatro meses após reconciliação

TÉRMINO

Virginia Fonseca e Vini Jr. terminam o namoro quatro meses após reconciliação

Assessoria afirmou que não houve conflito nem briga e que os dois decidiram não seguir mais como u...