Libertadores 2026: Saiba quais as base para a formação dos potes
O Palmeiras lidera o ranking geral da Conmebol, seguido pelo Flamengo, que ocupa a segunda colocação. O Fluminense aparece na 11ª posição, o que também o credencia para integrar o Pote 1 da Libertadores
A Conmebol divulgou o ranking atualizado que servirá como base para a formação dos potes do sorteio da fase de grupos da Copa Libertadores de 2026. A lista considera os 30 primeiros colocados e leva em conta o desempenho dos clubes nas competições continentais ao longo dos últimos dez anos.
Entre os clubes brasileiros já classificados para a próxima edição do torneio, Palmeiras, Flamengo e Fluminense aparecem nas melhores posições do ranking e têm grande chance de figurar como cabeças de chave no sorteio.
O Palmeiras lidera o ranking geral da Conmebol, seguido pelo Flamengo, que ocupa a segunda colocação. O Fluminense aparece na 11ª posição, o que também o credencia para integrar o Pote 1. Atlético-MG e São Paulo surgem em sexto e sétimo lugares, respectivamente, mas não estarão na Libertadores de 2026.
A pontuação do ranking é calculada com maior peso para as campanhas na Libertadores e na Copa Sul-Americana nos últimos dez anos. Também entram no cálculo a performance histórica nas competições continentais e os títulos nacionais conquistados na última década.
Leia também: Goiás inicia planejamento de 2026 com definição de comando
Possíveis cabeças de chave da Libertadores 2026
-Palmeiras
-Flamengo
-Boca Juniors
-Peñarol
-Nacional (URU)
-LDU ou Libertad*
-Fluminense
-Independiente del Valle
* A LDU será cabeça de chave caso termine o Campeonato Equatoriano na segunda colocação. A equipe ocupa atualmente o terceiro lugar, faltando uma rodada para o fim da competição.
O sorteio da fase de grupos da Libertadores 2026 será realizado pela Conmebol em data ainda a ser confirmada.