domingo, 13 de setembro de 2026
DECISÃO DO ARCEBISPO

Padre Júlio Lancellotti é impedido de transmitir missas e pode deixar paróquia em São Paulo

Decisão da Arquidiocese suspende transmissões ao vivo e uso de redes sociais; medida gera repercussão entre fiéis e movimentos sociais

Bia Salespor em
padre Júlio Lancellotti
Segundo relatos do próprio padre, a orientação da Arquidiocese foi para que ele “desse um tempo”, em um período de recolhimento. (Imagem: Reprodução)

Conhecido nacionalmente pelo trabalho pastoral e pela defesa da população em situação de rua, o padre Júlio Lancellotti foi impedido de transmitir missas ao vivo e orientado a suspender o uso de redes sociais, decisão comunicada pela Arquidiocese de São Paulo. A medida também abriu a possibilidade de que o religioso deixe a Paróquia São Miguel Arcanjo, na Mooca, onde atua há mais de quatro décadas.

A determinação foi repassada ao padre pelo cardeal dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo. No último domingo (14), durante uma celebração, o padre Júlio Lancellotti informou aos fiéis que aquela seria uma das últimas missas transmitidas publicamente, o que gerou comoção e manifestações de apoio. Até então, as celebrações eram exibidas ao vivo pela Rede TVT e por plataformas digitais, alcançando milhares de pessoas que acompanhavam as missas de forma remota.

Segundo relatos do próprio padre, a orientação da Arquidiocese foi para que ele “desse um tempo”, em um período de recolhimento. Questionado sobre a decisão, Lancellotti afirmou que apenas cumpre a determinação da hierarquia da Igreja, sem entrar em confronto público. O religioso também foi orientado a se afastar das redes sociais, onde possui grande visibilidade e costuma se posicionar sobre temas sociais, políticos e humanitários.

A suspensão das transmissões provocou forte repercussão entre fiéis, lideranças religiosas e movimentos sociais, especialmente por causa do alcance que as missas tinham entre pessoas idosas, doentes ou que vivem fora da capital paulista. Nas redes, muitos manifestaram preocupação com o que classificaram como uma tentativa de silenciamento de uma das vozes mais ativas da Igreja Católica brasileira na defesa dos direitos humanos.

Padre Júlio Lancellotti

Padre Júlio Lancellotti
Padre Júlio Lancellotti ajuda quem vive nas ruas – e sofre ataques e ameaças por isso. (Imagem: Reprodução)

Aos 76 anos, padre Júlio Lancellotti é uma figura central da Pastoral do Povo da Rua, trabalho que desenvolve há décadas e que lhe rendeu reconhecimento nacional e internacional. Sua atuação frequentemente extrapola o espaço religioso e dialoga com questões sociais sensíveis, como pobreza, violência, políticas públicas e dignidade humana — o que, ao longo dos anos, também o colocou no centro de debates e críticas.

Ainda não há uma decisão oficial anunciada sobre a saída definitiva de Lancellotti da paróquia, nem sobre seu futuro dentro da Arquidiocese. Pelas normas da Igreja Católica, padres podem ser aposentados ao atingir determinada idade, mas a permanência ou não em uma paróquia depende de decisões administrativas internas.

Leia mais: Padre Julio Lancellotti comemora eleição de novo Papa; “Viva”

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

horóscopo

ASTROS

Horóscopo de hoje, 13 de setembro: Lua em Escorpião intensifica emoções e relações

Domingo começa com diplomacia e troca de ideias, mas termina com uma energia mais profunda e voltad...
Bonde do Tigrão anima evento gratuito em Goiânia

FLASHBACK NOROESTE

Bonde do Tigrão anima evento gratuito em Goiânia

Programação reúne DJs e atrações que prometem levar o público de diferentes gerações para um...
Cidade de Goiás

CULTURA

Cidade de Goiás sedia mostra internacional de videoarte em setembro

Destaque do evento é a exibição de três obras da chilena Gloria Camiruaga, referência da videoa...
Horóscopo do dia (12/09): veja as previsões para o seu signo

ASTROS

Horóscopo do dia (12/09): veja as previsões para o seu signo

Previsões destacam a importância de controlar a impulsividade, organizar as finanças e confiar na...
Totus Tuus

FÉ E CULTURA

Frei Gilson é confirmado no Totus Tuus Mariae Festival 2027 em Goiânia

Festival mariano que reuniu 100 mil pessoas em 2026 terá novo endereço; local será anunciado em b...
Pé de Cerrado

CULTURA E MÚSICA

Pé de Cerrado fecha turnê de 25 anos em Goiânia com encontro de culturas populares

Grupo brasiliense apresenta “Os Brincantes” no dia 19 de setembro, com entrada gratuita e partic...
Gusttavo Lima agradece apoio de Goiás antes de retorno do Buteco

SHOW EM GOIÂNIA

Gusttavo Lima agradece apoio de Goiás antes de retorno do Buteco

Cantor encontrou Daniel Vilela às vésperas do evento, marcado para este sábado (12), em Goiânia
Diogo Rustoff assina novo mural na Vila Cultural Cora Coralina em Goiânia

ARTE E CULTURA

Diogo Rustoff assina novo mural na Vila Cultural Cora Coralina em Goiânia

Obra de sete metros de largura por três de altura retrata vendedora de milho e elementos da cultura...