O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 18 de dezembro de 2025
SENADO

Imprensa internacional repercute à aprovação do PL da Dosimetria

Veículos estrangeiros destacam os possíveis impactos políticos e jurídicos do texto

Lalice Fernandespor Lalice Fernandes em 18 de dezembro de 2025
PL da Dosimetria
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ ABr

Com a notícia da aprovação do PL da Dosimetria pelo Senado, a decisão do Legislativo brasileiro passou a ser repercutida pela imprensa internacional, que destacou os possíveis impactos políticos e jurídicos do texto, especialmente em relação ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

Jornais destacam que Lula deve vetar PL da Dosimetria

O britânico The Guardian avaliou que a aprovação do PL da Dosimetria “está sendo vista como um revés para aqueles que comemoraram as condenações como um sinal de progresso democrático no Brasil”. O jornal observou ainda que o texto aprovado não atende plenamente aos interesses da família Bolsonaro. Nesse contexto, a publicação citou uma postagem do senador Flávio Bolsonaro (PL), pré-candidato à Presidência, que escreveu: “Não foi exatamente o que queríamos… mas foi o que aconteceu”.

PL da Dosimetria
Senador Flávio Bolsonaro (Foto: Lula Marques/ABr)

A France24 afirmou que a aprovação do projeto “prepara o terreno para um embate com Lula”. Segundo a publicação, o PL da Dosimetria “pode reduzir drasticamente a pena de prisão do ex-presidente de extrema-direita Jair Bolsonaro”, condenado a 28 anos de prisão e que já cumpre pena em regime fechado. A reportagem também mencionou que o projeto “provocou protestos em cidades de todo o Brasil no domingo (14)”, com manifestantes entoando gritos de “não à anistia”.

PL da Dosimetria
Foto: Rovena Rosa/ABr

O periódico norte-americano, Washington Post, destacou que, “caso a legislação sobreviva a um esperado veto presidencial, Bolsonaro, de 70 anos, poderá ser transferido da prisão para prisão domiciliar já em 2028”. O jornal frisou que o projeto não altera a elegibilidade do ex-presidente e relembrou declarações de Lula indicando a intenção de vetar a proposta.

PL da Dosimetria
Foto: Marcelo Camargo/ABr

O veículo também citou o ministro Alexandre de Moraes, que presidiu o julgamento da trama golpista, ao alertar que a redução da pena enviaria a mensagem de que o Brasil “tolera, ou tolerará, novas investidas contra a democracia”.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também