terça-feira, 11 de agosto de 2026
ORIENTE MÉDIO

Faixa de Gaza não está em situação de fome, mas segue sob risco

Relatório aponta que Gaza não está mais em situação de fome após o início do cessar-fogo

Lalice Fernandespor Lalice Fernandes em
gaza
Foto: Emad El Byed/ Unsplash

A melhora no fluxo de ajuda humanitária levou o principal observatório global da fome a afirmar, nesta sexta-feira (19), que a Faixa de Gaza não está mais enquadrada tecnicamente em situação de fome. A avaliação do IPC ocorre após a ampliação das entradas de alimentos desde o cessar-fogo de 10 de outubro entre Israel e o Hamas, mas o próprio órgão reforça que o território segue sob uma crise humanitária grave e vulnerável a retrocessos.

Quatro meses atrás, o IPC havia alertado que cerca de 514 mil palestinos enfrentavam fome extrema em Gaza. Na atualização mais recente, o órgão concluiu que os indicadores não atingem mais os limiares exigidos para essa classificação, embora toda a região permaneça em fase de emergência. O relatório destaca que qualquer interrupção no acesso humanitário ou comercial, ou uma eventual retomada das hostilidades, poderia recolocar toda a Faixa de Gaza em risco de fome até abril de 2026.

gaza
Foto: UNRWA/ Wikimedia Commons

Israel controla ajuda humanitária na Faixa de Gaza

Israel controla todo o acesso ao enclave costeiro. O Cogat, órgão militar israelense responsável pela coordenação da ajuda humanitária, já havia contestado em agosto a alegação de que havia fome em Gaza e rejeitou as conclusões do relatório. O Ministério das Relações Exteriores de Israel afirmou que o volume de ajuda enviado é maior do que o refletido no documento e que os preços dos alimentos caíram desde julho. O Hamas e agências humanitárias, por sua vez, contestam esses números e dizem que a assistência ainda é insuficiente.

Apesar da ausência de uma classificação formal de fome, o IPC reconhece que mais de 100 mil pessoas ainda enfrentam condições catastróficas. A projeção indica queda desse número nos próximos meses, mas estima que cerca de 101 mil crianças e 37 mil mulheres grávidas ou lactantes precisarão de tratamento contra desnutrição aguda ao longo do próximo ano.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Veja também

Terremoto de 7,4 deixa ao menos 181 mortos na Colômbia

Tragédia

Terremoto de 7,4 deixa ao menos 181 mortos na Colômbia

Cali, Pereira, Manizales e Quibdó concentram os maiores estragos; equipes buscam sobreviventes entr...
EUA acompanharão novas negociações entre Israel e Líbano em setembro

Negociações

EUA acompanharão novas negociações entre Israel e Líbano em setembro

Rodada de diálogos será realizada em Roma; antes do encontro, representantes dos dois países mant...
rússia

Rússia x Ucrânia

Zelensky acusa Rússia de usar mísseis norte-coreanos em ataques que deixam mortos na Ucrânia

Bombardeios atingiram cidades como Zaporizhzhia, Kiev, Sumy e Odessa; Moscou confirma ofensiva contr...
vacinas

SAÚDE | ESTADOS UNIDOS

Trump limita vacinas infantis recomendadas nos EUA e quer dividir tríplice viral

Ordem executiva assinada pelo presidente também determina novas orientações para a aplicação do...
síria

crimes contra a humanidade

Bashar al-Assad é condenado à morte por crimes na Síria

Ex-presidente foi julgado à revelia por tribunal em Damasco; decisão ocorre após a queda do regim...
Colômbia contabiliza 111 mortos após terremoto de magnitude 7,4

Colômbia

Colômbia contabiliza 111 mortos após terremoto de magnitude 7,4

Tremor atingiu o oeste da Colômbia nesta segunda-feira (10) e também deixou 87 feridos, além de p...
Terremoto

Tragédia

Terremoto na Colômbia deixa 69 mortos, segundo autoridades locais

Região cafeeira de Risaralda concentra a maior parte das vítimas; Valle del Cauca registra 27 mort...
Zuckerberg defende menos restrições à IA de código aberto e anuncia novos modelos da Meta

Inovação

Zuckerberg defende menos restrições à IA de código aberto e anuncia novos modelos da Meta

Zuckerberg afirma que os Estados Unidos precisam ampliar a competitividade tecnológica diante da Ch...