O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 24 de dezembro de 2025
GUERRA

Acordo dos EUA não barra entrada da Ucrânia na Otan, afirma Zelensky

Em meio a negociações Kiev segue sob ataque após Moscou não aceitar cessar-fogo de Natal

Lalice Fernandespor Lalice Fernandes em 24 de dezembro de 2025
P20251017JL 0454 1
Foto: Divulgação/ Casa Branca

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta quarta-feira (24) que uma nova proposta preliminar negociada entre Kiev e Washington para encerrar a invasão russa não exige que o país renuncie formalmente à adesão à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Segundo ele, a decisão sobre o ingresso cabe exclusivamente aos integrantes da aliança militar. “Cabe aos membros da Otan decidir se aceitam a Ucrânia ou não”, declarou.

Zelensky afirmou ainda que a sua posição já está definida. “Nossa escolha já foi feita. Nós nos afastamos das mudanças propostas à Constituição da Ucrânia que proibiriam o país de ingressar na Otan”, disse, ao comentar um plano anterior elaborado pelos Estados Unidos que previa um compromisso legal de Kiev de não aderir ao bloco.

ucrania
Volodymyr Zelensky (Foto: Reprodução/ @ZelenskyyUa)

As declarações ocorrem após o chefe da diplomacia norte-americana, Marco Rubio, afirmar na última sexta-feira (19) que os EUA não pretendem impor um acordo à Kiev. A fala foi feita durante negociações realizadas em Miami, com a presença de países europeus, que não resultaram em um cessar-fogo. No encontro, enviados do presidente Donald Trump defenderam um plano que ofereceria garantias de segurança à Ucrânia, mas também previa a cessão de parte do território.

ucrania
Marco Rubio (Foto: Reprodução/ @SecRubio)

Rubio reforçou que Washington não pode obrigar nenhuma das partes a aceitar um acordo. “Toda essa narrativa de que estamos tentando impor algo é ridícula”, afirmou. “Não podemos obrigar a Ucrânia a chegar a um acordo. Não podemos obrigar a Rússia a chegar a um acordo. Eles têm que querer chegar a um acordo.”

Ucrânia segue sob ataque em meio às negociações

Enquanto as negociações seguem sem avanços, ataques russos continuam a atingir o país. Um bombardeio matou três pessoas e provocou apagões nesta segunda-feira (21). A ofensiva no Natal alcançou ao menos 13 regiões, deixou cidades às escuras em pleno inverno. Segundo o governo ucraniano, os ataques atingiram principalmente a infraestrutura energética.

ucrania
Foto: Serviço Estadual de Emergência da Ucrânia

Zelensky afirmou que a Rússia lançou 30 mísseis e 650 drones e avaliou que os bombardeios indicam falta de disposição de Moscou para avançar nas negociações.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também