O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 27 de dezembro de 2025
Música clássica

Orquestra Filarmônica de Goiás vence premiação nacional de música

Projeto foi o mais votado pelo público na categoria ”Melhor Álbum de Música de Concerto” e alcançou 58,5% da preferência

Thais Munizpor Thais Muniz em 27 de dezembro de 2025
orquestra
Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG) vence Prêmio Concerto 2025 na categoria de Melhor Álbum de Música de Concerto pelo projeto “Claudio Santoro” - Foto: Cinthia Oliveira

A Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG) conquistou o Prêmio Concerto 2025 na categoria Melhor Álbum de Música de Concerto com o projeto “Claudio Santoro”, após liderar a votação popular promovida pela Revista Concerto. O resultado foi divulgado nesta semana e confirmou a escolha do público, que atribuiu ao álbum 58,5% dos votos válidos entre os dias 7 e 21 deste mês.

Neste projeto, sob a regência do maestro Neil Thomson, a Orquestra Filarmônica de Goiás interpreta obras escritas nos últimos anos de vida do compositor: Concerto para Viola, Concerto para Orquestra de Câmara, e as Sinfonias nº 13 e nº 14. As peças destacam a escrita orquestral refinada de Santoro, marcada pela expressividade intensa e pela profundidade emocional.

O álbum integra o projeto “Música do Brasil”, que visa gravar e divulgar a obra do compositor brasileiro, contando com a participação da Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG), Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) e Orquestra Filarmônica de Minas Gerais (OFMG), em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, o Instituto Guimarães Rosa o selo Naxos.

Para Neil Thomson, maestro titular e diretor artístico do álbum, essa premiação popular coroa o trabalho desenvolvido pela OFG em 2025. “Esta vitória demonstra a qualidade do trabalho desenvolvido pela Orquestra Filarmônica de Goiás e sinaliza a generosidade e o carinho do público que nos acompanha durante todo ano. Estamos muito felizes por este prêmio que nos é dado pelas mãos do público, encerrando nosso ano com chave de ouro”, celebra o maestro. Esta é a segunda vez que a OFG é premiada na categoria de melhor álbum, a primeira foi em 2022 com o projeto “Santoro: Sinfonias nº 5 e nº 7”.

O Prêmio Concerto de Música Clássica e Ópera celebra anualmente artistas, instituições, concertos, óperas e registros fonográficos de destaque no Brasil. Em 2025, a premiação reúne 21 indicados, distribuídos em sete categorias. Além da escolha popular, o álbum da Orquestra Filarmônica de Goiás participa da votação da crítica que vai eleger os melhores do ano. O resultado do júri especializado será conhecido na publicação da revista Concerto do primeiro bimestre de 2026.

 

 

 

Leia também: Musical sobre Rita Lee desembarca em Goiânia com apresentações únicas

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também