O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 29 de dezembro de 2025
tempo

Mudança no padrão do tempo aumenta risco de chuvas intensas e tempestades no Brasil

Instabilidades ganham força a partir desta segunda-feira (29) e elevam o alerta para temporais no Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Micael Silvapor Micael Silva em 29 de dezembro de 2025
tempestades
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Uma mudança no padrão atmosférico começa a atuar nesta segunda-feira (29) e eleva significativamente o potencial de chuvas intensas e tempestades severas em grande parte do Brasil, com maior atenção para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A combinação entre aumento da umidade e temperaturas ainda elevadas — porém sem configuração de onda de calor — favorece a ocorrência de temporais acompanhados de raios, rajadas de vento e volumes elevados de chuva em curto período.

Segunda-feira começa com alerta no Sul

O cenário é impulsionado pela formação e intensificação de uma região de cavado no Sul do país, sistema que favorece o desenvolvimento de instabilidades no centro-sul do Brasil e influencia também o Brasil Central.

Ainda pela manhã, chuvas de moderada a forte intensidade atingem a metade norte do Rio Grande do Sul, incluindo a região de Porto Alegre, com risco de tempestades na região das Missões. Ao longo da manhã, a nebulosidade se intensifica e mantém o potencial para chuva forte no norte gaúcho.

tempestades
Foto: Divulgação

Em Santa Catarina e no Paraná, as chuvas começam pelo oeste e sul catarinense e pelo oeste e sudoeste paranaense, com chance de tempestades entre o fim da manhã e o início da tarde.

Tarde com alto risco de temporais

Durante a tarde, o desenvolvimento das instabilidades se intensifica de forma generalizada. O risco de tempestades severas é elevado em todo o norte do Rio Grande do Sul, em todas as regiões de Santa Catarina e em todo o Paraná. Há atenção especial para as regiões central, leste, norte e sul catarinense, além do oeste e sudoeste paranaense.

As três capitais do Sul entram em alerta:

  • Porto Alegre, com risco maior pela manhã;

  • Florianópolis e Curitiba, com maior risco a partir da tarde.

Sudeste e Centro-Oeste também entram no radar

No Sudeste, as chuvas ocorrem de forma mais pontual, mas com potencial para tempestades no centro, leste e norte de São Paulo, no sul e na região serrana do Rio de Janeiro, além do Triângulo Mineiro, em Minas Gerais. A capital paulista e a região metropolitana entram em risco de tempestades a partir da tarde.

tempestade
Foto: Divulgação

Já no Centro-Oeste, as chuvas tendem a ser mais irregulares, porém podem ocorrer temporais intensos no centro-sul do Mato Grosso do Sul, no norte e noroeste do Mato Grosso e em Goiás. As capitais Campo Grande e Brasília estão sob risco de chuvas mais abrangentes, intensas e acompanhadas de tempestades.

O cenário exige atenção da população, especialmente em áreas urbanas suscetíveis a alagamentos, quedas de árvores e interrupções no fornecimento de energia.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também