IFFHS elege Flamengo, Palmeiras e Flu como os melhores de 2025
Além do trio de ferro do Eixo Rio-São Paulo, o Brasil colocou o Botafogo (4º) e o Atlético-MG (8º) entre os dez melhores da América do Sul, segundo o IFFHS
O domínio do futebol brasileiro na América do Sul não é apenas uma percepção de quem assiste aos jogos, mas agora um dado estatístico consolidado. A Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) divulgou seu ranking final de 2025, coroando o Flamengo como o melhor clube do continente no último ano. O Rubro-Negro é seguido de perto por Palmeiras e Fluminense, que completam um pódio 100% brasileiro.
O levantamento, que avaliou o desempenho das equipes entre 1º de dezembro de 2024 e 30 de novembro de 2025, utiliza critérios rigorosos que ponderam vitórias em competições nacionais e internacionais. No cenário global, a força do Brasil também impressiona: o Flamengo ocupa a 8ª posição mundial, com o Palmeiras logo atrás em 9º, superando gigantes europeus em pontuação acumulada.
Leia também: O declínio do Goiás como celeiro de craques e o risco da “Barriga de aluguel”
O Top 10 e os “Intrusos” do IFFHS
Além do trio de ferro do Eixo Rio-São Paulo, o Brasil colocou o Botafogo (4º) e o Atlético-MG (8º) entre os dez melhores da América do Sul, segundo o IFFHS . O domínio é tão amplo que o melhor time estrangeiro da lista, o Racing da Argentina, aparece apenas na quinta colocação. Clubes tradicionais como River Plate e LDU também figuram no ranking, mas abaixo da linha de pontuação das potências brasileiras.
Para especialistas, essa concentração de poder reflete o abismo financeiro e técnico que se criou entre o Brasileirão e as outras ligas do continente. Com cinco clubes no Top 10 sul-americano, o Brasil reafirma sua posição como a liga a ser batida no hemisfério sul.