O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 30 de dezembro de 2025
Mercado Global

Janela de 2025 quebra recorde de transferência e movimenta R$ 53 bilhões

Com gastos sem precedentes na Europa e Arábia Saudita, Liverpool lidera o ranking de transferência mais caras; Matheus Cunha coloca o Brasil no “Top 10” mundial

Herbert Alencarpor Herbert Alencar em 30 de dezembro de 2025
transferência
Foto: Divulgação

O ano de 2025 será lembrado nos livros de história do futebol não apenas pelos gols, mas pelas cifras astronômicas. A última janela de verão europeu registrou a movimentação impressionante de R$ 53 bilhões, o maior valor já contabilizado no mercado de transferências internacionais. O domínio econômico da Premier League inglesa ficou evidente, com o Liverpool protagonizando as maiores investidas para reformular seu setor ofensivo.

No topo da lista, o sueco Alexander Isak tornou-se o jogador mais caro do ano. O Liverpool desembolsou 150 milhões de euros para tirá-lo do Newcastle, em uma transação que, embora histórica, ainda não deu o retorno esperado em campo (apenas 3 gols em 16 jogos). Os Reds também ocupam a segunda e terceira posições do ranking com as chegadas de Florian Wirtz (115 milhões de euros) e Hugo Ekitike (79,8 milhões de euros).

Leia também: O declínio do Goiás como celeiro de craques e o risco da “Barriga de aluguel”

Transferência de brasileiros

O Brasil também figurou entre os grandes investimentos. O Manchester United pagou 72,3 milhões de euros ao Wolverhampton para contratar o atacante Matheus Cunha, que ocupa a décima posição global. O United, inclusive, foi um dos clubes que mais investiu, trazendo também o camaronês Mbeumo e o esloveno Benjamin Sesko para o Old Trafford.

Outro destaque curioso é a força do mercado turco. O Galatasaray realizou a transferência mais cara de sua história ao garantir Victor Osimhen por quase 75 milhões de euros, enquanto o Fenerbahçe conta com Jhon Durán, vindo de uma negociação bilionária do Al-Nassr, da Arábia Saudita.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também