Boa sorte em 2026: confira superstições que prometem amor, prosperidade e saúde para o Ano Novo
O último dia do ano está quase chegando, e com ele, todas as tradições que tornam essa data tão especial. Reunimos algumas delas, vem conferir!
A noite do réveillon rende celebrações no mundo inteiro. Cada cultura tem seus rituais e superstições de Ano Novo, que prometem trazer boas energias para o ciclo que se inicia.
A busca por prosperidade para que o novo ano seja de sucesso e felicidade é algo que já faz parte do rito de réveillon. Para isso, vale a pena colocar em prática as superstições que trazem boa sorte.
Como surgiram as superstições de Ano Novo?
Não há um marco oficial que delimita o surgimento das superstições de Ano Novo. Cada costume deriva de uma cultura diferente e, assim, é resultado das práticas e crenças de cada povo.
Por exemplo, o consumo de lentilha na ceia de ano novo foi trazido pelos imigrantes italianos quando migraram para o Brasil. Por outro lado, o uso de roupas brancas no réveillon vem da cultura africana, representando o desejo de paz e tranquilidade para o ciclo que se inicia.
Mais do que o costume em si, o que realmente importa é que você e a coloque em prática com todo coração, desejando que o novo ano seja realmente próspero!

Superstições de Ano Novo comuns no Brasil
A intenção por trás das tradições brasileiras é atrair sorte e prosperidade. Para tanto, vale vestir uma peça de roupa especial, caprichar no cardápio da janta e até guardar sementinhas na carteira. Veja algumas ideias:
Sete ondas
Quem celebra a virada na beira do mar costuma pular sete ondas à meia-noite. Acredita-se que isso ajude a passar por cima das dificuldades. A cada salto, a pessoa deve mentalizar um pedido.
Lentilha
A lentilha é um alimento que cresce quando cozido. Por isso, dizem que ela traz fartura. É por esse motivo que o grão faz parte da ceia em tantas casas do país.
Aves? Nem pensar
Ainda falando em comida, o prato principal deve ser porco ou peixe. Esses animais andam para a frente, simbolizando avanço na vida. Já o frango ou o peru têm que ser evitados, pois as aves ciscam para trás, o que indica atraso.
Roupa íntima colorida
Uma das superstições de Ano-Novo mais populares está relacionada à cor da calcinha ou da cueca. Cada uma representa algo que a pessoa pretende alcançar. Amarelo é prosperidade. Laranja, sucesso. Verde, renovação. E assim por diante.
Sementes da fortuna
Na hora da virada, tem quem apele para a uva-branca. O segredo é comer 12 gomos e guardar as sementes na carteira para ter dinheiro nos 12 meses do ano. (Uma variante dessa simpatia usa três sementes de romã.)
Vestir roupa branca
Independente de onde você vai passar o ano novo, uma superstição que é comum no nosso país é o uso de roupas brancas. A cor branca simboliza a paz e esse é um dos pedidos mais desejados para cada novo ciclo.
Comer carne de porco
Na ceia de ano novo, um alimento que também já faz parte desse momento é a carne de porco. Sua simbologia está atrelada ao fato de o porco ser um animal que “fuça para frente”, o que remete a crescimento, evolução e sucesso no ano que se inicia.
Cantar “Adeus ano velho, feliz ano novo”
Essa canção já é tradicional em algumas famílias à meia-noite: reúne-se quem está presente para cantar essa música que fala dos desejos para o novo período. O refrão da letra resume os pedidos:
Adeus, ano velho
Feliz Ano Novo
Que tudo se realize
No ano que vai nascer
Muito dinheiro no bolso
Saúde pra dar e vender
Leia também: Signos compatíveis em 2026: quem tem mais chances no amor