O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 31 de dezembro de 2025
Cidadania no tatame

Governo de Goiás sanciona lei que garante R$ 5,5 milhões para artes marciais

Projeto “Construindo Campeões” torna-se política do Governo de Goiás

Herbert Alencarpor Herbert Alencar em 31 de dezembro de 2025
Goiás
Foto: Divulgação

O esporte goiano encerra o ano de 2025 com uma vitória estratégica fora dos estádios. O Governo de Goiás sancionou o projeto de lei nº 31443/25, que oficializa o programa Construindo Campeões como uma ação permanente vinculada à Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). A nova legislação garante um investimento anual mínimo de R$ 5,5 milhões, assegurando a continuidade e a expansão de aulas gratuitas de karatê, judô, jiu-jitsu e outras modalidades para crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade.

Desde sua criação em 2019, o projeto já alcançou a marca de 14 mil alunos em mais de 100 municípios goianos. O grande diferencial do programa é a oferta integral de suporte: além das aulas, o Estado fornece sem custos todo o material esportivo necessário, como quimonos, luvas e capacetes, além de viabilizar o transporte para as competições.

Leia também: Lacerda projeta “novo” Atlético-GO após venda de joia e promete anúncios

Transformação social em Goiás

Para o Governo, o projeto utiliza a disciplina das artes marciais como ferramenta de inclusão e cidadania. O sucesso da iniciativa pôde ser medido na 4ª edição da Copa Construindo Campeões, realizada em 2025, que transformou o Estádio Serra Dourada e o Goiânia Arena em verdadeiros centros de artes marciais, reunindo mais de 10 mil competidores.

Com a sanção da lei, o programa deixa de ser uma ação passageira e passa a ter orçamento carimbado. Isso permite um planejamento de longo prazo, focado tanto na iniciação esportiva quanto na detecção de novos talentos que podem representar Goiás em competições nacionais e internacionais no futuro.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também