quinta-feira, 24 de setembro de 2026
BRASILEIROS ENTRE AS VÍTIMAS

Machu Picchu: batida entre trens deixa um morto e vários feridos em rota turística

Acidente aconteceu na tarde desta terça-feira (30), na linha férrea que liga Cusco ao sítio arqueológico de Machu Picchu

Bia Salespor em
Machu Picchu
Trens bateram a caminho de Machu Picchu, no Peru. (Imagem: Agência Andina/Reprodução)

Uma colisão frontal entre dois trens turísticos na linha férrea que liga Ollantaytambo a Machu Picchu, em Cusco (Peru), deixou pelo menos uma pessoa morta e dezenas de feridos na tarde desta terça-feira (30), em um trecho turístico bastante movimentado na temporada de fim de ano.

Segundo informações da imprensa local, o acidente aconteceu por volta das 13h20 (hora local) na via única que serve de principal acesso ferroviário ao sítio arqueológico de Machu Picchu, um dos destinos mais visitados da América do Sul. Dois trens — um operado pela PeruRail e outro pela Inca Rail — teriam colidido de frente durante o trajeto.

A vítima fatal foi identificada como o maquinista de uma dos veículos, segundo o jornal El Comercio.

Brasileiros feridos em Machu Picchu

Machu Picchu
(Imagem: Juan Sequeiros/ Diario El Comercio)

Os feridos foram retirados do local do acidente em caminhões. Cerca de 20 passageiros feridos são peruanos. Os demais são norte-americanos (17), australianos (6) e colombianos (6). Também estão entre os feridos quatro chilenos, quatro espanhóis, três chineses, dois brasileiros, dois japoneses, um polonês e um mexicano, segundo a mídia local.

O Ministério de Transportes e Comunicações (MTC) lamentou o acidente e informou que iniciou os “procedimentos administrativos correspondentes com o objetivo de investigar as causas do lamentável acidente ocorrido e determinar as responsabilidades pertinentes, de acordo com a lei”.

Imagens e vídeos compartilhados nas redes sociais mostram vagões danificados, janelas quebradas e equipes de resgate atendendo feridos ao longo dos trilhos, que passam por áreas de difícil acesso no terreno montanhoso dos Andes.

Após o acidente, o serviço ferroviário entre Cusco e Machu Picchu foi temporariamente suspenso enquanto as autoridades conduzem as operações de resgate e iniciam uma investigação para apurar as causas da colisão.

Leia mais: Praia interditada por tubarões revela dados inéditos no Brasil

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Presidente do Irã acusa EUA e Israel de terrorismo durante discurso na ONU

ASSEMBLEIA DA ONU

Presidente do Irã acusa EUA e Israel de terrorismo durante discurso na ONU

Em discurso na Assembleia Geral, Masoud Pezeshkian mostrou fotos de crianças mortas em escola e dis...
EUA abrem vaga para professor de português do Brasil em base da Força Aérea, três semanas antes da eleição brasileira

POLÍTICA

EUA abrem vaga para professor de português do Brasil em base da Força Aérea, três semanas antes da eleição brasileira

Aulas serão para militares e profissionais do governo dos Estados Unidos, entre outubro e novembro
trump

EUA x irã

Trump ameaça Irã com ação militar e cobra isolamento econômico de Teerã

Presidente americano afirmou que pode escolher entre um acordo e uma ofensiva contra o regime irania...
Trump defende ações contra Irã e ameaça Cuba durante discurso na ONU

EUA x Irã

Trump defende ações contra Irã e ameaça Cuba durante discurso na ONU

Presidente dos Estados Unidos falou após Lula e Guterres na abertura da Assembleia Geral e destacou...
Lula diz na ONU que Brasil “não cabe no quintal de ninguém” e defende soberania

Política internacional

Lula diz na ONU que Brasil “não cabe no quintal de ninguém” e defende soberania

Presidente abriu os discursos da Assembleia Geral da ONU nesta terça-feira (22) e também criticou ...
Lula diz na ONU que não permitirá interferência nas eleições brasileiras

ONU

Lula diz na ONU que não permitirá interferência nas eleições brasileiras

Presidente afirmou que ameaças à vontade popular podem partir de agentes internos ou externos em m...
TVs dos EUA suspendem cobertura de Trump após veto a jornalistas

REAÇÃO CONJUNTA

TVs dos EUA suspendem cobertura de Trump após veto a jornalistas

ABC, CBS, NBC e Fox News decidiram não substituir a CNN no sistema que compartilha imagens dos comp...
Ucrânia lança ofensiva recorde de drones contra Moscou durante eleição russa

GUERRA

Ucrânia lança ofensiva recorde de drones contra Moscou durante eleição russa

Ataques atingiram instalações de petróleo e áreas residenciais; autoridades russas dizem que mai...