O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 3 de janeiro de 2026
Publicidade
“programa de TV”

Captura Nicolás Maduro e esposa em operação dos EUA acompanhada ao vivo por Trump

Donald Trump afirmou ter assistido em tempo real a captura à força o líder venezuelano e sua esposa de Caracas na madrugada deste sábado

Anna Salgadopor Anna Salgado em 3 de janeiro de 2026
captura
Foto: Divulgação/ Kremlin - Casa Branca

Na madrugada deste sábado (3), forças de elite dos Estados Unidos realizaram uma operação de grande escala em território venezuelano, resultando na captura do ditador Nicolás Maduro e de sua esposa, Cilia Flores. O casal foi surpreendido e retirado à força de seu quarto em Caracas por volta das 3h (horário de Brasília), em uma ação executada pela Força Delta, unidade de elite do Exército americano.

Detalhes da Incursão Militar A missão, descrita por especialistas em inteligência como de “velocidade impressionante”, contou com o apoio de tecnologia de rastreamento da CIA para localizar o paradeiro do líder venezuelano. Durante cerca de 90 minutos, a capital Caracas e os estados de Miranda, Aragua e La Guaira foram alvos de incursões aéreas e terrestres, com relatos de explosões, tremores e interrupção no fornecimento de energia elétrica. Testemunhas em cidades costeiras afirmaram que o céu ficou vermelho durante os bombardeios.

O presidente americano, Donald Trump, afirmou ter assistido à captura ao vivo através de transmissões feitas pelos agentes e comparou a experiência a “ver um programa televisivo”. Ele revelou ainda que o ataque estava planejado para ocorrer quatro dias antes, mas foi adiado devido às condições climáticas.

Transferência e Acusações Judiciais Após a captura, Maduro e Flores foram transportados de helicóptero até o navio de guerra USS Iwo Jima, que estava posicionado no Mar do Caribe. De acordo com Trump, o líder venezuelano está a caminho de Nova York, onde enfrentará processos judiciais no Distrito Sul de Nova York.

Maduro
Foto: GettyImages

As principais acusações para a captura contra Maduro incluem:

  • Narcoterrorismo.
  • Conspiração para importação de cocaína.
  • Posse de metralhadoras.

Contra o líder venezuelano pesava uma recompensa de 50 milhões de dólares oferecida pela justiça americana. Além das questões criminais, Trump mencionou que os EUA passarão a ter um “forte envolvimento” com a indústria petroleira da Venezuela, embora tenha ressaltado que a China continuará recebendo petróleo do país.

Reações Nacionais e Internacionais O governo da Venezuela reagiu prontamente, decretando emergência nacional e convocando a população para a “luta armada” contra o que classificou como “agressão imperialista”. A vice-presidente, Delcy Rodriguez, inicialmente afirmou desconhecer o paradeiro de Maduro, enquanto o ministro da Defesa, Vladimir Padrino, declarou resistência à presença de tropas estrangeiras.

LEIA MAIS:

Situação da Venezuela divide a política brasileira após captura de Maduro

Ataque dos EUA à Venezuela: Trump afirma captura de Maduro

Após ataque dos EUA à Venezuela, Brasil convoca reunião de emergência após ataque à Venezuela

Lula repudia ataque dos EUA à Venezuela e fala em “afronta gravíssima” à soberania

Caiado apoia ataque dos EUA e celebra captura de Maduro

O que se sabe sobre os 12 anos de Maduro à frente do regime na Venezuela

Fronteira do Brasil com a Venezuela é fechada após ataque dos EUA

Ataque dos EUA à Venezuela divide a política brasileira

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também