segunda-feira, 17 de agosto de 2026
Prisão de Bolsonaro

Nikolas e filhos de Bolsonaro entram na mira da PF após pedido do PT

Lindbergh Farias acusa parlamentares de estimularem intervenção militar estrangeira e atentarem contra a democracia brasileira

Paula Costapor Paula Costa em
Prisão de Bolsonaro

O líder do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (RJ), protocolou nesta terça-feira (6), uma representação na Polícia Federal contra os deputados Nikolas Ferreira (PL-MG) e Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). O pedido solicita a abertura de investigação por suposta incitação a golpe de Estado e estímulo à intervenção militar dos Estados Unidos no Brasil, a partir de publicações e declarações feitas nas redes sociais.

Segundo Lindbergh, as manifestações dos parlamentares configuram uma continuidade da tentativa de ruptura institucional. Em vídeo divulgado no Instagram, o petista afirmou que o grupo “estimula abertamente uma intervenção armada estrangeira” e atenta contra a soberania nacional. A representação tem como base comentários relacionados ao tarifaço anunciado pelos Estados Unidos e à recente ação militar norte-americana na Venezuela, temas explorados nas postagens.

O foco principal da denúncia é uma publicação feita por Nikolas Ferreira na rede social X, que ultrapassou 7,3 milhões de visualizações. O conteúdo traz uma montagem em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece sendo escoltado por dois militares norte-americanos, em referência à imagem da prisão do ex-presidente venezuelano Nicolás Maduro. Para Lindbergh, a peça busca banalizar a ideia de intervenção estrangeira no país.

Em declarações públicas, o líder do PT criticou duramente o deputado mineiro, acusando-o de desrespeitar a democracia brasileira e de agir com provocação política ao associar o presidente da República a um cenário de prisão por forças internacionais.

Além da iniciativa na Polícia Federal, o caso também chegou à Procuradoria-Geral da República. A deputada Erika Hilton (PSOL-SP) protocolou uma representação na PGR contra Flávio Bolsonaro e Nikolas Ferreira por suposta apologia ao crime de golpe de Estado.

Prisão de Bolsonaro

Para Lindbergh, não se trata de liberdade de expressão ou divergência ideológica. Segundo ele, as manifestações analisadas envolvem “falas, ameaças e peças de propaganda” que buscam questionar o resultado das eleições, incentivar conflitos e deslegitimar um governo eleito, abrindo espaço para uma ruptura institucional.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Veja também

Disputa pelo Governo de Goiás reúne candidaturas da UP e do PCO

Eleições 2026

Disputa pelo Governo de Goiás reúne candidaturas da UP e do PCO

Luciana Amorim e Danilo Pinheiro completam a corrida pelo Palácio das Esmeraldas
Candidatos à Presidência dividem agenda entre debates e articulações

PRESIDÊNCIA

Candidatos à Presidência dividem agenda entre debates e articulações

Compromissos incluem encontros empresariais, entrevistas, eventos políticos e atividades internas d...
Voto

ELEIÇÕES

Eleitor tem até quinta-feira (20) para pedir voto em trânsito

Pedido permite votar fora da cidade onde o eleitor tem domicílio eleitoral durante as eleições de...
Ernesto Roller

ENTREVISTA

Roller aposta em experiência e coragem na disputa ao Senado pelo PSDB

Em entrevista ao programa Momento Político, candidato do PSDB diz que aceitou convite de Marconi Pe...
Lulinha

LULINHA

PF encontra diálogos de Lulinha com lobista sob investigação

Conversas entre Lulinha e Roberta Luchsinger são analisadas pela PF em investigação sobre suspeit...
Caiado inicia corrida ao Planalto em Goiás para mostrar força política ao País

Eleições 2026

Caiado inicia corrida ao Planalto em Goiás para mostrar força política ao País

Cientistas políticos avaliam que escolha de reduto eleitoral para iniciar campanha presidencial per...
“O Gama é verde, Arruda é verde”, diz candidato ao GDF em 1º dia de campanha

ELEIÇÕES 2026

“O Gama é verde, Arruda é verde”, diz candidato ao GDF em 1º dia de campanha

Ex-governador começou o dia com missa no SIA e terminou no estádio do Gama, onde relembrou obras d...
Marconi

CORRIDA PELO GOVERNO

“Vamos vencer estas eleições”, afirma Marconi ao lançar campanha em Goianésia (GO)

Ex-governador apresentou propostas e disse que pretende retomar investimentos em saúde, educação,...