sexta-feira, 2 de outubro de 2026
CRISE COMERCIAL

Macron afirma que a França votará contra acordo UE-Mercosul

Protestos de agricultores em Paris escalam enquanto governo francês tenta barrar pacto comercial com Mercosul

Lalice Fernandespor em
Macron afirma que a França votará contra acordo UE-Mercosul
Foto: Divulgação/ União Europeia

A França votará contra o acordo comercial entre a União Europeia e países do Mercosul, afirmou o presidente Emmanuel Macron nesta quinta-feira (8), em meio a protestos de agricultores que bloquearam estradas, ocuparam pontos turísticos de Paris e pressionaram o governo às vésperas de uma votação decisiva na sexta-feira (9).

Ao anunciar a posição francesa, Macron afirmou que, apesar de compromissos obtidos junto à Comissão Europeia, o governo seguirá tentando impedir o avanço do pacto. “A assinatura do acordo não é o fim da história. Continuarei a lutar pela plena implementação dos compromissos obtidos junto da Comissão Europeia e para proteger os nossos agricultores”, escreveu o presidente na rede X.

frança
Foto: Reprodução/ @EmmanuelMacron

França vive momento sensível na política interna

Além da França, a Irlanda também anunciou que votará contra o pacto, segundo o vice-primeiro-ministro Simon Harris. Ainda assim, o acordo pode ser aprovado, já que a Comissão Europeia teria garantido o apoio de países como a Itália, que era contrária à assinatura do pacto.

A questão é sensível para o governo francês em um momento de pressão política interna. O país se aproxima das eleições municipais de março, enquanto a extrema-direita aparece em alta nas pesquisas, antes do pleito presidencial de 2027, que escolherá o sucessor de Macron.

A ministra da Agricultura, Annie Genevard, reforçou que a França continuará a se opor ao acordo mesmo se ele for aprovado pelos Estados-membros, destacando que o texto ainda precisará passar pelo Parlamento Europeu para entrar em vigor.

Na tentativa de reduzir resistências, a Comissão Europeia propôs antecipar 45 bilhões de euros em fundos agrícolas no próximo orçamento plurianual do bloco e sinalizou a redução de tarifas de importação sobre alguns fertilizantes.

Manifestantes ocupam as ruas de Paris contra acordo

As manifestações foram convocadas pelo sindicato de direita Coordination Rurale, que critica o acordo por temer a entrada de alimentos mais baratos no mercado europeu, o que, segundo os produtores, colocaria em risco a competitividade do setor agrícola francês. Tratores romperam bloqueios policiais, circularam pela avenida Champs-Élysées e cercaram o Arco do Triunfo antes do amanhecer, seguindo depois para a Assembleia Nacional.

Os protestos também incorporaram outras pautas, como o alto custo de produção, a regulamentação considerada excessiva e a política de abate de rebanhos por causa de uma doença bovina contagiosa.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
acordo Mercosul-UE Emmanuel Macron França mercosul União Europeia

Veja também

Brasileira

TRAGÉDIA NOS EUA

Brasileira é suspeita de matar filha de 4 anos após perder guarda nos EUA

Criança foi baleada em Houston, no Texas; mãe também atirou contra si e morreu no dia seguinte
Alerta sobre suposta operação dos EUA às vésperas da eleição é enviado ao Sisbin

Embaixada dos EUA em Brasília

Alerta sobre suposta operação dos EUA às vésperas da eleição é enviado ao Sisbin

Reportagem da Fórum atribui a fontes da PF e da diplomacia brasileira a suspeita de interferência ...
Piloto relata como salvou 174 passageiros durante tentativa de sequestro em voo

ato heroico

Piloto relata como salvou 174 passageiros durante tentativa de sequestro em voo

Smit Machchhar afirmou a Narendra Modi que continuou reagindo mesmo gravemente ferido para impedir q...
Após EUA, Austrália também fecha embaixada no Brasil

NÃO EXPLICOU FECHAMENTO

Após EUA, Austrália também fecha embaixada no Brasil

Representação em Brasília suspendeu as atividades nesta sexta-feira (2), mas manterá assistênci...
EUA suspendem atendimentos em embaixada e consulados no Brasil

A DOIS DIAS DAS ELEIÇÕES

EUA suspendem atendimentos em embaixada e consulados no Brasil

Serviços presenciais estão paralisados nesta sexta-feira (2) por questões de segurança; governo ...
Trump diz que acompanha as eleições brasileiras “muito de perto”

Eleições 2026

Trump diz que acompanha as eleições brasileiras “muito de perto”

Presidente dos EUA não cita candidatos e faz declaração em meio a acusações de interferência n...
eua

EUA x Irã

Trump diz que “aniquilar o Irã” criou “paz no mundo” e ameaça novo ataque

Presidente americano afirmou à revista TIME que poderia destruir a República Islâmica caso não s...
Avião militar cai durante treinamento na Rússia e deixa seis mortos

acidente fatal

Avião militar cai durante treinamento na Rússia e deixa seis mortos

Acidente ocorreu na terça-feira (28/9); uma pessoa ficou ferida e causa da queda é investigada pel...