sábado, 12 de setembro de 2026
Política

Lula prefere ex-governadores para Ministério da Segurança Pública

Criação da pasta da Segurança Pública serviria como uma possível blindagem do presidente em eventuais crises na área

Marina Moreirapor em
Segurança
O presidente Lula (PT) quer alguém com experiência direta no comando das polícias para comandar a pasta - Créditos: Marcelo Camargo/ABr

A saída de Ricardo Lewandowski do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) abre espaço para uma mudança estratégica de perfil na Esplanada. O presidente Lula (PT) tem o objetivo de escolher ex-governadores para a vaga ao buscar alguém com experiência direta no comando das polícias.

A preferência por um ex-gestor estadual obedece a uma lógica pragmática ligada com a garantia de credibilidade e facilidade de diálogo.

Segurança
Conselheiros jurídicos de Lula afirmam que é preciso encontrar um nome como o do ministro que deixou a  pasta, Ricardo Lewandovski, que mantenha a ponte do governo com STF – Créditos: Marcelo camargo/ABr

Recriação do Ministério da Segurança

A sucessão reaquece inevitavelmente o debate sobre o desmembramento da pasta e a recriação do Ministério da Segurança Pública, uma ideia que Lula já defendia desde a transição, embora condicionasse a primeiro consertar a Justiça.

Segurança
Ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski – Créditos: Rosinei Coutinho/SCO/STF

Acesse também: Banco Central fez alertas a Vorcaro um ano antes de liquidação

Com o crime organizado infiltrado na economia formal, no alto escalão e operando como máfias transnacionais, a sociedade não encara mais facções como o PCC ou o Comando Vermelho apenas como problemas locais do Rio ou de São Paulo. A percepção é de um problema nacional, que ocorre em todos os Estados.

Segurança
Câmara dos Deputados durante votação do PL Antifacção – Créditos: Hegon Corrêa

Nesse cenário, um ministro exclusivo da Segurança Pública pode auxiliar o Governo Federal em momentos de crise e serve de anteparo. A sociedade passa a ter a quem cobrar diretamente, o que preserva a figura presidencial. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), por exemplo, compreendeu essa dinâmica ao nomear ministros com perfis específicos para a área e, com isso, criou uma blindagem política.

Disputa pela pasta de Segurança

Há uma forte concorrência para a indicação de um ministro para a Segurança Pública. O Conselho de Secretários Estaduais da área, por exemplo, tenta emplacar o nome de Chico Lucas, atual secretário no Piauí.

Outro nome que está na disputa é o de Wellington César, ex-secretário de Assuntos Jurídicos da Presidência e defendido pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa.

Lewandowski deixa o cargo não apenas por questões pessoais, mas também em meio a um processo de desgaste.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Lula ministerio ricardo lewandowski segurança pública

Veja também

pgr

CASO BANCO MASTER

PGR reforça pedido para ministros do STF acessarem celular de Vorcaro

Nova manifestação foi encaminhada ao presidente da Corte antes da análise de questões relacionad...
Caiado deve receber alta neste domingo após internação por pneumonia em São Paulo

RECUPERAÇÃO

Após diagnóstico de pneumonia, Ronaldo Caiado deve receber alta neste domingo (13)

O político publicou neste sábado (12) nas redes sociais que está cada vez melhor e se recuperando
marconi perillo

ELEIÇÕES 2026

Marconi Perillo prioriza saúde e economia em debate esvaziado por adversários em Rio Verde

Ex-governador apresentou projeto para zerar filas médicas e criticou a falta de comparecimento de c...
celina leão

POLÍTICA

“É fruto da gestão e do trabalho”, diz Celina sobre liderança de 40% no Datafolha no DF

Governadora atribui avanço nas pesquisas ao trabalho da gestão e cita entregas nas áreas de saúd...
daniel vorcaro

CASO BANCO MASTER

PF marca depoimento de Daniel Vorcaro para 15 de setembro

Oitiva trata de suspeitas envolvendo operações do Banco Master com o BRB e ocorre em meio a novas ...
Marconi Perillo (PSDB) e Luis Cesar Bueno (PT) no debate da TV Sucesso. (Imagem: Reprodução/Captura de tela/YouTube/TVSucesso BAND)

ELEIÇÕES 2026

Daniel Vilela e Wilder Morais ficam fora de debate em Rio Verde

Governador Daniel Vilela (MDB) e o senador Wilder Morais (PL) ficaram de fora do encontro, que reuni...
pablo marçal

ELEIÇÕES 2026

TSE rejeita por unanimidade candidatura de Pablo Marçal para presidência

Decisão unânime foi tomada nesta sexta-feira (11), após análise de questões relacionadas à ine...
celina leão

Reforço na saúde estadual

Celina Leão nomeia 300 médicos para reforçar saúde no DF

Profissionais foram nomeados para atuar na rede pública, com atenção às áreas de urgência e em...