Escolas do Futuro abrem 1,4 mil vagas em cursos artísticos gratuitos
Inscrições seguem até janeiro e fevereiro em Goiânia e outras dez cidades
O Governo de Goiás abriu mais de 1,4 mil vagas para cursos gratuitos nas áreas artísticas por meio das Escolas do Futuro de Goiás (EFGs). As oportunidades estão distribuídas entre Goiânia e municípios do interior, com inscrições abertas até o fim de janeiro ou início de fevereiro, conforme o curso.
Do total de vagas, 452 são ofertadas pela Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, em Goiânia, para cursos de formação artística de nível superior, técnico de nível médio e para o Núcleo de Altas Habilidades (NAH). Outras 968 vagas são destinadas a cursos de capacitação em teatro e música, realizados na capital e em mais dez cidades.

Escolas do Futuro: cursos no Basileu França
No Em Artes Basileu França, há vagas para os cursos de Artes Visuais, com habilitação em Desenho e Pintura, e de Música, com formação em instrumentos de percussão, sopro e cordas, além de canto lírico e popular. Para concorrer, é necessário estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio e ter, no mínimo, 14 anos. A seleção ocorre por meio de testes de aptidão e redação, conforme o curso.
A unidade também oferece 25 vagas para o curso técnico em Ballet Clássico, com duração de três anos, destinado a pessoas entre 13 e 25 anos. As inscrições vão até 25 de janeiro. Já o curso superior de tecnologia em Produção Cênica, com duração de 30 meses, recebe inscrições até 1º de fevereiro. Metade das vagas é destinada prioritariamente a estudantes de escolas públicas, pessoas negras, indígenas, quilombolas ou com deficiência.

O Núcleo de Altas Habilidades do Basileu França disponibiliza 323 vagas para seus grupos sinfônicos, com inscrições até 20 de janeiro e testes previstos entre os dias 26 e 29.
Interior
As 968 vagas restantes são destinadas a cursos de capacitação com carga horária de 80 horas, voltados a pessoas a partir dos oito anos, em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Jaraguá, Trindade, Nerópolis, Mossâmedes, Cidade de Goiás, Luziânia, Águas Lindas de Goiás, Silvânia e Valparaíso de Goiás.
Segundo os editais, 60% das vagas são reservadas preferencialmente a estudantes de escolas públicas ou pessoas em situação de vulnerabilidade social. A seleção será feita por ordem de inscrição, com convocação por e-mail ou telefone.
Os editais estão disponíveis no site efg.org.br/editaiscursos.