domingo, 13 de setembro de 2026
reunião de emergência

UE reage a ameaça de tarifas de Trump ligadas à Groenlândia

Groenlândia vira foco de crise após ameaça de tarifas dos EUA

Luana Avelarpor em
Groenlândia
Foto: Reuters

A Groenlândia passou a ocupar o centro de uma nova tensão diplomática entre Estados Unidos e Europa. A União Europeia convocou, neste domingo (18), uma reunião emergencial de embaixadores após o presidente norte-americano, Donald Trump, anunciar a intenção de impor tarifas de importação a países europeus que se opõem à proposta americana de anexação do território aos EUA.

O anúncio foi feito no sábado (17), no mesmo dia da assinatura do acordo comercial entre União Europeia e Mercosul. Segundo Trump, as tarifas atingiriam produtos de Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Reino Unido, Holanda e Finlândia. A alíquota inicial seria de 10%, com previsão de entrada em vigor em 1º de fevereiro, podendo chegar a 25% a partir de junho caso não haja, segundo o presidente, “um acordo para a compra completa e total da Groenlândia” pelos Estados Unidos. Espanha e Portugal não foram incluídos até o momento por não terem se posicionado contra a proposta.

Groenlândia e a escalada nas relações transatlânticas

A Groenlândia, território autônomo ligado ao Reino da Dinamarca, ganhou protagonismo geopolítico por sua posição estratégica no Ártico. O governo norte-americano sustenta que o controle da ilha é essencial para sua segurança nacional e para conter a influência de potências como Rússia e China. Trump voltou a afirmar que considera a anexação uma prioridade estratégica e chegou a dizer que não descarta o uso da força para atingir esse objetivo.

A resposta europeia busca evitar uma escalada maior. A reunião deste domingo deve discutir alternativas diplomáticas e comerciais diante da ameaça americana, considerada por representantes do bloco como uma forma de coerção econômica contra aliados históricos.

Reações e defesa da soberania

Líderes europeus se manifestaram publicamente contra a iniciativa. O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, afirmou que o destino da Groenlândia deve ser decidido apenas por seus habitantes e pela Dinamarca, classificando como inadequado o uso de tarifas contra países aliados. Já o presidente francês, Emmanuel Macron, declarou que a Europa não aceitará intimidações e que a soberania dos territórios europeus não é negociável.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, reforçou que integridade territorial e soberania são pilares do direito internacional. Ela destacou que a União Europeia mantém interesse comum com os Estados Unidos na estabilidade e na segurança do Ártico, mas alertou que medidas unilaterais podem provocar uma ruptura duradoura nas relações entre os blocos.

Segundo Von der Leyen, a UE seguirá apostando no diálogo, mas permanecerá unida e firme na defesa de seus princípios. A avaliação interna é de que a crise envolvendo a Groenlândia ultrapassa o campo comercial e expõe um teste direto à coesão política e diplomática europeia.

Leia também: https://ohoje.com/2026/01/18/acordo-mercosul-amplia-acesso-do-brasil/

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

el niño

ALERTA CLIMÁTICO

El Niño tem 90% de chance de ser o mais forte desde 1950

Projeção do NOAA aponta alta probabilidade de intensidade extrema no fenômeno durante a primavera...
Aprovação de Trump cai para 33% e maioria dos eleitores diz estar pior financeiramente

Economia

Aprovação de Trump cai para 33% e maioria dos eleitores diz estar pior financeiramente

Trump tem menor aprovação desde início do segundo mandato, com economia no centro das críticas
11 de setembro

MEMÓRIA

25 anos do 11 de Setembro: o dia que mudou o mundo

Uma manhã de céu aberto nos Estados Unidos se transformou em uma sequência de ataques que atingiu...
“Estão apostando com nossas vidas”, diz ex-pesquisador da OpenAI e da Anthropic

REVOLUÇÃO DAS MÁQUINAS?

“Estão apostando com nossas vidas”, diz ex-pesquisador da OpenAI e da Anthropic

Jacob Coxon deixou a indústria de inteligência artificial e acusou as duas empresas de avançarem ...
rússia

Zelensky

Avião de Zelensky quase é atingido por drone durante voo, diz premiê da Noruega

Presidente ucraniano viajava da Moldávia para Oslo, onde participou do funeral do rei Harald
Itália registra verão mais quente desde 1950, aponta instituto de pesquisa

Verão italiano

Itália registra verão mais quente desde 1950, aponta instituto de pesquisa

Temperatura média chegou a 24,6°C em 2026, enquanto agosto bateu recorde histórico com 25,6°C
Austrália quer dar ao usuário controle sobre o algoritmo das redes sociais

MAIS CONTROLE

Austrália quer dar ao usuário controle sobre o algoritmo das redes sociais

Proposta permite escolher entre recomendações personalizadas ou apenas publicações de perfis seg...
Rússia e Coreia do Norte colocam em operação nova ligação rodoviária

APROXIMAÇÃO

Rússia e Coreia do Norte colocam em operação nova ligação rodoviária

Ponte sobre o rio Tumen terá uso inicial para cargas e deve receber passageiros até o fim do ano