O apresentador Datena pediu demissão da RedeTV! nesta quarta-feira, 21, e surpreendeu o público ao anunciar a decisão ao vivo durante uma interação com Sônia Abrão no programa Brasil do Povo. A saída marca o fim de sua passagem pela emissora comandada por Amilcare Dallevo Jr. e ocorre no momento em que o jornalista opta por concentrar sua atuação profissional em um novo projeto na comunicação pública.
Em dezembro do ano passado, Datena havia fechado contrato com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) para apresentar um programa na TV Brasil e outro na Rádio Nacional. Segundo apuração da revista VEJA, a demissão da RedeTV! foi motivada pela decisão de atuar em apenas um local de trabalho, evitando a sobreposição de compromissos.
A própria RedeTV! confirmou a saída do apresentador por meio de nota oficial. “José Luiz Datena encerra sua passagem pela emissora, mantendo as portas abertas para futuros projetos. A saída ocorre em comum acordo entre o jornalista… e a emissora”, informou o canal.
Anúncio ao vivo e despedida de Datena
Durante a conversa com Sônia Abrão, em um momento de interação entre o Brasil do Povo e o A Tarde É Sua, Datena se despediu da colega e explicou os motivos da decisão. Sem alterar o tom pessoal que marcou sua trajetória na televisão, ele afirmou:
“É apenas um ‘até logo… O Amilcare é meu irmão, ele não é meu patrão. As portas estão sempre abertas, eu estou indo para um novo desafio, eu realmente estou um pouco cansado de fazer um programa da tarde. Não é brincadeira há 30 anos você três horas e meia um programa de televisão, não é mole. E o Amilcare sempre teve muita palavra. Quando eu tive que sair de outra emissora para vir para cá, eu liguei para ele e perguntei: ‘Tá tudo certo aquilo que você conversou comigo anos atrás?’. Ele: ‘Datena, não importam os anos, eu só tenho uma palavra’. E da mesma forma foi agora. Eu tô partindo para uma outra tentativa de fazer programas, mas com menos intensidade, porque duas horas de televisão todos os dias… Não são só duas horas, são duas horas em 30 anos, aliás, duas horas aqui, porque nas outras emissoras eram mais de três. Então, é um acumulado muito grande”.