domingo, 11 de outubro de 2026
Futuro político

Reunião com Lupi deve definir futuro de Flávia, George e do PDT em Goiás

Deputada federal e deputado estadual irão se reunir com presidente nacional do partido. Casal que comanda a legenda no Estado é especulado no MDB de Daniel Vilela

Thiago Borgespor em
Reunião com Lupi deve definir futuro de Flávia, George e do PDT em Goiás
Dr. George disse que a permanência dele e de Flávia será definida após reunião com Lupi | Fotos: Alego, Câmara dos Deputados e Jefferson Rudy/Agência Senado

Os dois principais ativos políticos do PDT em Goiás, a deputada federal Flávia Morais e o deputado estadual e presidente estadual da sigla, Dr. George Morais, irão definir seu futuro político nas próximas semanas. Integrantes da base do governo estadual, o casal é especulado no MDB do vice-governador Daniel Vilela, que convidou os dois para se filiar ao partido.

Em conversa com a reportagem do O HOJE, George afirmou que os rumos do partido em Goiás e a sua permanência e de Flávia serão definidos após a reunião com o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, marcada para o dia 4 de fevereiro em Brasília. A reunião irá tratar da montagem da chapa do partido e sobre o futuro do casal que está à frente da legenda em Goiás. 

“Existem algumas questões nacionais que precisam ser definidas, como qual será o apoio, a estrutura para poder trazer mais candidatos, qual é o pensamento do partido a respeito de ter um candidato a presidente da República ou quem irá apoiar”, destacou o deputado. Segundo George, a tendência é que ambos permaneçam no PDT, apesar dos convites de outras siglas. 

Em entrevista à Rádio Difusora na última quarta-feira (21), Flávia também reforçou que a prioridade é a permanência no partido, porém, admitiu que existem conversas com o MDB de Vilela e ressaltou que ainda não há nada definido. “Existe, sim, a conversa. É um partido que eu respeito muito em Goiás. A gente sabe da importância dele a nível nacional, mas não existe nada definido ainda”, afirmou a deputada. “Não é uma decisão fácil, mas estamos vivendo um dilema que em breve terá uma solução”, frisou a parlamentar, que é líder da bancada goiana na Câmara dos Deputados. 

Especulações

As especulações sobre uma possível ida de Flávia e George para o MDB de Vilela não são novidade no meio político. Isso porque, apesar de o PDT ser um partido de centro-esquerda com raízes históricas no trabalhismo, Flávia e George são aliados do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e do grupo político que comanda o Palácio das Esmeraldas. 

A aliança do PDT goiano com o governo estadual vai na contramão do movimento do partido no âmbito nacional, já que a legenda voltou a se aproximar do PT após o abalo na relação entre as partes em razão da crise no INSS. O jornal O Globo informou, no fim do ano passado, que o presidente nacional petista, Edinho Silva, iniciou a articulação com dirigentes pedetistas para que os partidos firmem alianças nos Estados com os principais colégios eleitorais. 

Leia mais: Ao não visitar Bolsonaro, Tarcísio desmonta plano estratégico de Flávio

Aumentar a federação

Além disso, uma ala dentro do PT defende que a atual federação do partido, Brasil da Esperança, com PV e PCdoB, englobe também o PDT e o PSB. A tese é sustentada, inclusive, pelo líder do governo federal na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE). A aproximação entre os partidos no âmbito nacional foi um dos motivos que levou à desfiliação de Ciro Gomes, que migrou do PDT para o PSDB.   

A convergência entre pedetistas e petistas e a possibilidade da legenda de Lupi apoiar a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode atrapalhar a relação do PDT goiano com a base governista. O Executivo estadual, chefiado por Caiado e Vilela, é crítico à gestão petista. Além disso, o governador goiano trabalha para viabilizar seu nome como representante da direita na disputa ao Palácio do Planalto contra Lula.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Carla Zambelli

JUSTIÇA

Justiça italiana marca para outubro audiência sobre extradição de Carla Zambelli

Ex-deputada é alvo de pedido de extradição para cumprir pena de 5 anos e 3 meses por perseguiçã...
Douglas Ruas é eleito governador do Rio de Janeiro após Justiça Eleitoral anular votos de Garotinho

Eleições 2026

Douglas Ruas é eleito governador do Rio de Janeiro após Justiça Eleitoral anular votos de Garotinho

Anulação de 274 mil votos muda resultado da eleição e confirma Douglas Ruas no Rio
Thialu Guiotti é eleito presidente da Câmara de Goiânia por unanimidade após acordo político

CÂMARA DE GOIÂNIA

Thialu Guiotti é eleito presidente da Câmara de Goiânia por unanimidade após acordo político

Chapa única foi eleita neste sábado (10), após a retirada da candidatura de Ronilson Reis; nova M...
TSE manda derrubar site que distribui tokens por apoio a Flávio

ELEIÇÕES 2026

TSE manda derrubar site que distribui tokens por apoio a Flávio

Ministra Estela Aranha apontou indícios de vantagem econômica vinculada à divulgação de propaga...
Celina Leão

ELEIÇÕES 2026

Celina Leão reúne aliados e busca apoio para governar o DF

Candidata ao governo do Distrito Federal destacou a mobilização de apoiadores e defendeu a união ...
“Não sou defensor da prefeitura”, diz Thialu Guiotti após eleição na Câmara Municipal de Goiânia

POLÍTICA

“Não sou defensor da prefeitura”, diz Thialu Guiotti após eleição na Câmara Municipal de Goiânia

Eleito para o biênio 2027-2028, vereador afirma que pretende ampliar a estrutura do Legislativo e g...
Thialu Guiotti é eleito presidente da Câmara de Goiânia para o biênio 2027-2028

Mesa diretora

Thialu Guiotti é eleito presidente da Câmara de Goiânia para o biênio 2027-2028

Câmara de Goiânia escolhe nova Mesa Diretora; veja quem são os vereadores eleitos
José Sarney faz cirurgia abdominal e permanece na UTI em São Luís

SAÚDE

José Sarney faz cirurgia abdominal e permanece na UTI em São Luís

Ex-presidente de 96 anos foi internado após sentir dores abdominais. Segundo boletim médico, proce...