O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 23 de janeiro de 2026
Coragem, muita coragem

Diretor espanhol ironiza Brasil no Oscar e gera reação nas redes

Fala sobre Brasil no Oscar ocorre em ano recorde de indicações

Luana Avelarpor Luana Avelar em 23 de janeiro de 2026
Brasil no Oscar
Foto: Instagram

O diretor espanhol Oliver Laxe provocou repercussão ao comentar o desempenho do Brasil no Oscar durante participação em um programa de televisão exibido na última quinta-feira (22). Ao falar sobre a presença brasileira na Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, o cineasta fez uma declaração que foi interpretada como uma tentativa de desqualificar o peso do país na premiação.

“Há muitos brasileiros na Academia e nós os adoramos, mas eles são ultranacionalistas. Acho que se os brasileiros submetessem um sapato ao Oscar, todos votariam nele”, afirmou Laxe. A fala rapidamente passou a circular nas redes sociais e gerou críticas de internautas brasileiros.

Brasil no Oscar vive seu melhor momento histórico

A declaração ocorre em um momento simbólico para o Brasil no Oscar. Em 2026, o país alcançou o maior número de indicações de sua história, com presença em cinco categorias da premiação.

O filme O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho, aparece indicado a Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Ator e Melhor Elenco. Já a produção Sonhos de Trem garantiu indicação em Melhor Fotografia, com Adolpho Veloso. Até então, o recorde brasileiro era de quatro indicações em uma única edição, alcançado por Cidade de Deus, em 2004.

O novo cenário consolida o Brasil no Oscar como um dos destaques da edição de 2026, ampliando a visibilidade internacional do cinema nacional.

Reação do público brasileiro

Nos comentários do vídeo que circula nas redes sociais, a fala do diretor espanhol foi duramente criticada por brasileiros. Um internauta reagiu no X (antigo Twitter): “Oxente! Enquanto a Espanha tá se afundando com verdadeiros movimentos ultranacionalistas cheios de violência discriminatória, esse bicho quer botar a gente como exemplo de extremismo? Eu sei bem o nome disso, viu? O choro livre, gringo!”. Outro comentário no Instagram disse: “Ele invocou mesmo os Brasileiro? Coragem, muita coragem”.

Leia também: https://ohoje.com/2026/01/22/o-agente-secreto-indicado-ao-oscar-2026/

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também