Caminhada liderada por Nikolas avança e vira vitrine política da oposição
Nikolas Ferreira entra no quinto dia da “caminhada pela liberdade” e aposta em ato de rua para rearticular a direita em 2026. A chegada à capital está prevista para domingo, com manifestação na Praça do Cruzeiro
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) iniciou, sob chuva, na manhã desta sexta-feira (23), o quinto dia da mobilização batizada de “caminhada pela liberdade”, que segue do interior de Minas Gerais em direção a Brasília. A etapa desta sexta teve início na cidade de São Bartolomeu, a cerca de 40 quilômetros de Luziânia, e integra uma estratégia política do campo bolsonarista de retomada de mobilização popular.
A caminhada começou na segunda-feira (19) e reúne aliados políticos e apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O ato tem sido apresentado por Nikolas como uma manifestação contra decisões do Judiciário e do governo federal, além de um gesto de solidariedade aos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023.
Nesta sexta-feira, o grupo deixou uma praça da cidade por volta das 8h20, mantendo o deslocamento rumo à capital federal. A programação prevê a chegada a Brasília no domingo (25), com concentração marcada para às 12h, na Praça do Cruzeiro, onde os organizadores planejam realizar uma manifestação política.
No quarto dia da mobilização, na quinta-feira (22), Nikolas Ferreira e os apoiadores partiram de um posto de combustíveis em Cristalina (GO), município localizado a aproximadamente 130 quilômetros de Brasília, por volta das 9h40. O trecho marcou a entrada definitiva da caminhada em território goiano.