quinta-feira, 27 de agosto de 2026
Análise

Nikolas, o único nome da direita capaz de falar aos corações bolsonaristas

Ato que reuniu 18 mil pessoas em Brasília mostrou que, sem Bolsonaro, deputado federal mineiro seria o único capaz de mobilizar emocionalmente a base do ex-presidente

Bruno Goulartpor em
Nikolas, o único nome da direita capaz de falar aos corações bolsonaristas
Ápice ocorreu na tarde de domingo, em Brasília, quando 18 mil pessoas se reuniram. Foto: Beto Barata/PL

Bruno Goulart

Durante a semana passada, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) protagonizou um movimento: a caminhada em defesa dos condenados pelos atos de 8 de janeiro, que teve início discreto em Paracatu, Minas Gerais, mas ganhou densidade ao atravessar Goiás, um dos Estados mais bolsonaristas do País, e terminou com uma grande mobilização em Brasília.

No começo, o grupo que acompanhava o parlamentar era pequeno. No entanto, à medida que o trajeto avançou, especialmente após a entrada em território goiano, o cenário mudou de forma significativa. Em Cristalina, no Entorno do Distrito Federal, o movimento começou a atrair apoiadores. Já em Luziânia, a adesão foi ainda maior, e indicava que Nikolas havia conseguido algo que outros líderes da direita não alcançaram: mobilizar emocionalmente a base bolsonarista. O ápice ocorreu na tarde de domingo (25), na Praça do Cruzeiro, em Brasília, quando cerca de 18 mil pessoas se reuniram, segundo levantamento do Monitor do Debate Político, da Universidade de São Paulo (USP).

No discurso final, Nikolas adotou um tom direto e de confronto. Apontou a mira das críticas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF): “O Brasil não tem medo de você”. Disse ainda que o objetivo do ato era “despertar o País”, que, segundo o deputado federal, vive “um pesadelo terrível”. “Não conseguimos mais viver nesse país”, completou.

Apoio logístico

Ao longo do percurso, a caminhada chamou atenção pela estrutura e pelo engajamento. Houve escolta aérea, apoio logístico de empresários, recepção com churrasco à base de “picanha do Bolsonaro” e até serviços voluntários de massagem oferecidos por profissionais de Goiás aos participantes, o que revela organização e financiamento robustos.

Bolsonaro do Novo Testamento

Ouvido pelo jornal O HOJE, o estrategista político Marcos Marinho afirma que a mobilização confirma Nikolas como o único ator da direita capaz de conversar diretamente com o coração do bolsonarismo. “O Nikolas é o Bolsonaro do Novo Testamento. Ele entendeu que, no contexto da realpolitik, ainda é irrelevante institucionalmente. Não faz parte da liderança partidária nem dos grupos decisores de Brasília”, analisa.

Leia mais: Na busca por palanque para Lula, PT deve escolher candidato ao governo do Estado

Segundo Marinho, justamente por isso, o deputado optou por uma estratégia distinta dos demais nomes da direita. “Ele não tentou disputar cargos nem se colocar como presidenciável. Partiu para aquilo que sabe fazer muito bem, que é mobilização e narrativa. E, nesse campo, foi o único que conseguiu capturar a atenção e a paixão dos fiéis bolsonaristas.”

Na avaliação do estrategista político, esse espaço ficou vago após a prisão de Jair Bolsonaro e ainda não foi ocupado por outro nome considerado relevante. “Nem Flávio Bolsonaro (PL-RJ), nem Michelle Bolsonaro (PL-DF), nem Ronaldo Caiado (UB) conseguiram estabelecer essa conexão emocional com a base. O Nicolas foi atrás exatamente disso: da atenção que estava solta”, observa.

Banco Master

Marinho destaca ainda que a caminhada serviu para deslocar o foco de temas sensíveis ao deputado, como questionamentos a respeito do Banco Master e das relações com a Igreja Batista da Lagoinha. “Ele sequestra a atenção pública pelas redes sociais e constrói uma narrativa ligada ao messianismo bolsonarista, essa ideia de cruzada contra o mal, contra a corrupção, algo que sempre foi central no bolsonarismo”, aponta.

Para o cientista político Lehninger Mota, ainda é cedo para tratar Nikolas como um “novo Bolsonaro”. Na sua leitura, o deputado atua em um contexto de vácuo de liderança e ocupa o espaço, que segue momentaneamente vazio, ao atuar como um representante do bolsonarismo, mas não como seu sucessor natural. “Bolsonaro ainda é o maior líder desse campo, com capacidade de transferência de votos, algo que ninguém mais demonstrou até agora.”

Ativo estratégico

Já o especialista em marketing político Luiz Carlos Fernandes avalia que, embora Nikolas ainda não seja um herdeiro eleitoral direto de Bolsonaro, tornou-se um ativo estratégico. “Ele é apenas mais um do grupo disputando o espólio de Bolsonaro para o futuro. No caso dele, para 2034, já que em 2030 ele ainda não terá idade [no mínimo 35 anos] para se candidatar a presidente”, pontua. (Especial para O HOJE)

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Bolsonarista direita Nikolas Ferreira

Veja também

celina

Rede de proteção

Governadora do DF, Celina Leão acolhe mulher vítima de violência em Goiás

Mulher de Águas Lindas de Goiás será acolhida no Distrito Federal junto aos dois filhos e terá a...
Câmara de Goiânia vive eleição paralela para definir a presidência da Casa

Mesa Diretora

Câmara de Goiânia vive eleição paralela para definir a presidência da Casa

Henrique Alves, Ronilson Reis e Thialu Guiotti são os mais cotados na disputa que elegerá a Mesa D...
Candidatos ao Senado recorrem ao apoio de vereadores goianos

eleições 2026

Candidatos ao Senado recorrem ao apoio de vereadores goianos

Na corrida por uma das duas cadeiras na Casa Alta, postulantes buscam capilaridade entre parlamentar...
Caiado diz que Secom ‘botou briga com Trump na cabeça’ de Lula

eleições 2026

Caiado diz que Secom ‘botou briga com Trump na cabeça’ de Lula

Candidato do PSD sustentou tese de que a cúpula do Planalto defende um embate com Trump nas discuss...
“Quem fez coisa errada tem que ser responsabilizado”, diz Celina sobre o BRB

POLÍTICA

“Quem fez coisa errada tem que ser responsabilizado”, diz Celina sobre o BRB

Governadora do DF comenta decisão do banco sobre possíveis prejuízos e também destaca investimen...
Isaura Lemos defende projeto proposto por vereador do PL

Escudo Feminino

Isaura Lemos defende projeto proposto por vereador do PL

Candidata ao Senado pelo PSB diz que mulheres precisam ter kit que inclui arma de fogo
Leandro Grass leva agenda de campanha a Taguatinga e Samambaia no DF

POLÍTICA

Leandro Grass leva agenda de campanha a Taguatinga e Samambaia no DF

Candidato ao GDF recebe propostas da indústria, faz panfletagem em faculdade e estação de metrô ...
“O DF precisa de profissionais nos hospitais”, diz Paula Belmonte em agenda

POLÍTICA

“O DF precisa de profissionais nos hospitais”, diz Paula Belmonte em agenda

Candidata ao GDF defende contratação de especialistas e cumpre agenda com entrevista, caminhada e ...