O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 28 de janeiro de 2026
Escândalo paralímpico

Medalhista paralímpico Israel Stroh é suspenso por 4 anos por corrupção

A investigação da ITTF teve como ponto central o Aberto da Polônia de 2024. Segundo a entidade,o medalhista Stroh teria abordado adversários antes da final de duplas da classe MD14 para oferecer vantagem em troca da combinação do resultado da partida

Herbert Alencarpor Herbert Alencar em 28 de janeiro de 2026
Medalhista
Foto: Ale Cabral

O mesatenista Israel Stroh, nome histórico do esporte paralímpico brasileiro, enfrenta o momento mais crítico de sua carreira. O atleta foi punido com uma suspensão de quatro anos pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), sob a acusação de envolvimento em corrupção esportiva e violação das regras de apostas. O caso do medalhista, que tramitava em sigilo desde maio de 2024, veio a público nesta semana, revelando um processo que culminou na proibição de Stroh de competir oficialmente até 2029.

Leia também: Goiás renova com volante Lucas Rodrigues e fixa multa de R$ 100 milhões

Medalhista sob acusações de manipulação

A investigação da ITTF teve como ponto central o Aberto da Polônia de 2024. Segundo a entidade, o medalhista Stroh teria abordado adversários antes da final de duplas da classe MD14 para oferecer vantagem em troca da combinação do resultado da partida. Embora o brasileiro tenha vencido o torneio ao lado do espanhol Jordi Morales, a denúncia foi formalizada por três pessoas: o atleta belga Ben Despineux, seu técnico Nico Vergeylen e o norueguês Krizander Magnussen. Israel Stroh contesta veementemente a punição, alegando que a decisão foi baseada apenas em entrevistas, sem a apresentação de provas materiais ou registros que comprovem a abordagem.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também