Processo de racismo contra Ratinho avança na justiça com indenização milionária
Testemunhas foram ouvidas e processo segue para fase de alegações finais
A ação judicial movida pela bailarina Cintia Mello contra o apresentador Carlos Massa, o Ratinho, avançou com a realização de uma nova audiência nesta quinta-feira (28), na 26ª Vara Cível de São Paulo. A autora do processo acusa o comunicador de racismo em um episódio ocorrido durante um programa de televisão exibido em abril de 2024. A indenização solicitada é de R$ 2 milhões.
O processo tramita sob a condução do juiz Renan Oliveira Zanetti. Durante a audiência, foram ouvidas cinco testemunhas indicadas pela defesa de Cintia Mello e outras três arroladas pela defesa do apresentador. Nesta fase processual, nem a bailarina nem Ratinho prestaram depoimento. Com o encerramento da oitiva, as partes devem apresentar as alegações finais. Em seguida, o magistrado ficará responsável por elaborar a conclusão do caso.

Audiência marca avanço do processo
Segundo informações obtidas no acompanhamento do processo, a fase atual é considerada decisiva para a análise do conjunto probatório. A partir das alegações finais, o juiz poderá avaliar os depoimentos colhidos e os documentos apresentados pelas partes. Não há, até o momento, previsão para a sentença.

Leia também: Nilton Cesar, ícone da música romântica das décadas 80, morre aos 86
Episódio ocorreu durante programa ao vivo
O episódio que originou a ação ocorreu quando Cintia Mello estava no palco do programa. Na ocasião, Ratinho se aproximou da bailarina e afirmou que a peruca dela era a mais bonita. A dançarina respondeu que não usava peruca e que aquele era seu cabelo natural, em estilo black power.
Na sequência, o apresentador insistiu na abordagem e afirmou ter visto um “piolhinho” na cabeça da bailarina. Em seguida, pediu que a assistente de palco Milene Pavorô puxasse os fios de cabelo. Após a ação, a colega de programa confirmou que o cabelo era natural.

Repercussão levou à saída da bailarina da emissora
Após a exibição do programa, Cintia Mello anunciou, por meio das redes sociais, que havia pedido demissão do SBT. Na mesma ocasião, ela afirmou ter se sentido constrangida e acusou o apresentador de racismo. Além disso, declarou que aguardava um posicionamento público da emissora ou um contato direto do apresentador, o que, segundo ela, não ocorreu.
Na ação judicial, a bailarina relata que procurou Ratinho posteriormente para explicar como se sentiu diante da situação. No entanto, afirma que não recebeu pedido de desculpas. Por outro lado, a defesa do apresentador sustenta que o episódio se tratou de uma brincadeira e que havia uma relação de amizade entre ambos no ambiente profissional.