O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026
Tragédia

Desabamento no Rio de Janeiro deixa mãe morta e criança de 7 anos resgatada com vida

Tragédia ocorreu na madrugada desta segunda-feira na Zona Norte do Rio; equipes do Corpo de Bombeiros atuaram por horas no resgate

Renata Ferrazpor Renata Ferraz em 2 de fevereiro de 2026
Desabamento
Divulgação/Bombeiros- RJ

Uma criança de 7 anos foi resgatada com vida após ficar soterrada durante um desabamento registrado na madrugada desta segunda-feira (data), no bairro do Maracanã, na Zona Norte do Rio de Janeiro. A mãe da menina, Michele Martins, de 40 anos, não resistiu aos ferimentos e foi retirada morta dos escombros. O acidente mobilizou dezenas de militares do Corpo de Bombeiros e provocou interdições no trânsito da região.

A menina, identificada como Ágata Valentina, ficou presa sob os destroços por cerca de seis horas. Durante o trabalho de buscas, ela conseguiu se comunicar com os bombeiros e chamava pela mãe, o que auxiliou as equipes a localizá-la. Após o resgate, a criança recebeu atendimento médico ainda no local e foi encaminhada para o Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro da cidade. O estado de saúde dela não foi detalhado.

WhatsApp Image 2026 02 02 at 09.01.13
Michele Martins, de 40 anos, morta após o desabamento.

Resgate mobilizou mais de 50 bombeiros 

Segundo o Corpo de Bombeiros, a corporação foi acionada às 1h33 para atender à ocorrência na Avenida Presidente Castelo Branco, nº 298. Mais de 50 militares e sete unidades operacionais participaram da operação, incluindo equipes especializadas do Grupo de Operações Especiais (GOESP) e alunos do Curso de Operações de Salvamento em Desastres (COSD), com apoio de 12 viaturas.

De acordo com o coronel Fábio Contreiras, porta-voz do Corpo de Bombeiros, a construção que desabou era composta por duas casas geminadas, com quatro pavimentos. Ainda durante a madrugada, oito pessoas foram retiradas dos escombros. Entre elas, uma adolescente de 14 anos precisou ser encaminhada para o Hospital Municipal Salgado Filho.

Casas são interditadas e trânsito sofre alterações após desabamento

Por causa do desabamento, a Avenida Rei Pelé teve duas faixas interditadas no sentido Méier, na altura da Rua Oito de Dezembro, conforme informou o Centro de Operações e Resiliência (COR) da prefeitura. Como alternativa, os motoristas foram orientados a utilizar a Rua Visconde de Niterói.

A Defesa Civil municipal também esteve no local e determinou a interdição preventiva de quatro imóveis no entorno, devido ao risco provocado pela queda dos escombros. Segundo o subsecretário municipal de Defesa Civil, Rodrigo Gonçalves, as famílias afetadas estão sendo acompanhadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

Abalado com a tragédia, o pai da criança e viúvo de Michele, Alessandro de Souza, falou sobre a perda da companheira. “Eu perdi minha companheira aqui. Não sei o que vou fazer com a minha vida”, desabafou. Amigos e vizinhos relataram que a família morava na região havia muitos anos e era conhecida na comunidade. Segundo testemunhas, o desabamento ocorreu logo após o pai sair de casa.

Leia mais: Manifestações pelo cão Orelha mobilizam capitais e colocam caso sob atenção nacional

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também