Programa Aprendiz do Futuro recebe inscrições até 28 de fevereiro em Goiás
Inscrições gratuitas seguem até 28 de fevereiro e são voltadas a estudantes da rede pública entre 14 e 15 anos
Estão abertas as inscrições para o cadastro de reserva do programa Aprendiz do Futuro, iniciativa voltada à inserção de adolescentes no mercado de trabalho em Goiás. O prazo para participar segue até o dia 28 de fevereiro, com inscrições gratuitas feitas exclusivamente pela internet.
A ação é coordenada pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), e integra o conjunto de políticas públicas do Goiás Social. O cadastro de reserva é utilizado para convocação de novos participantes conforme surgem vagas nos órgãos públicos estaduais.
Podem se inscrever adolescentes com idade entre 14 anos e 15 anos e 10 meses completos até a data da divulgação do resultado final. É necessário estar matriculado na rede pública de ensino ou ser bolsista integral da rede privada, além de pertencer a família inscrita no Cadastro Único (CadÚnico). O critério de renda familiar é de até dois salários mínimos ou meio salário mínimo por pessoa.
Programa Aprendiz do Futuro
O programa prioriza jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica e também reserva atenção especial a adolescentes pertencentes a povos e comunidades tradicionais, como indígenas, quilombolas, ciganos e afrodescendentes. Pessoas com deficiência e integrantes de famílias chefiadas por mulheres vítimas de violência doméstica também estão entre os públicos prioritários.
Atualmente, cerca de 8,5 mil adolescentes atuam como aprendizes em órgãos públicos estaduais distribuídos pelos 246 municípios goianos. Desde a criação do programa, em 2021, mais de 16 mil jovens já passaram pela iniciativa, adquirindo experiência profissional e formação complementar.

Os participantes do Aprendiz do Futuro recebem remuneração proporcional à carga horária, atualmente no valor de R$ 761,55, além de vale-transporte, auxílio-alimentação, férias, 13º salário, seguro de vida e uniforme. O programa também oferece reforço escolar em português, matemática e redação, com foco na permanência do jovem na escola e na preparação para o mercado de trabalho.
O edital completo, com regras e cronograma do processo, está disponível no site oficial da Secretaria de Desenvolvimento Social.
Leia mais: Prefeitura de Goiânia inicia vistoria em mais de mil imóveis abandonados para combate à dengue